MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Relatório aponta falta de materiais básicos no Hospital Municipal Raul Sertã, em Friburgo

Documento, produzido após inspeção feita por vereadores, destaca a ausência de cerca de 80 insumos para a unidade

Por Matheus Oliveira
12/12/18 - 15:01
Relatório aponta falta de materiais básicos no Hospital Municipal Raul Sertã, em Friburgo Câmara de Vereadores de Nova Friburgo realizou cobranças ao Poder Público em relação à situação do Hospital Raul Sertã | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

Após visita de inspeção realizada por vereadores de Nova Friburgo no Hospital Municipal Raul Sertã, no dia 1º de novembro, os parlamentares da cidade serrana apresentaram, na sessão legislativa da última terça-feira, dia 11 de dezembro, um relatório que aponta a falta de 80 materiais básicos, como seringas e roupas cirúrgicas, na unidade de saúde.

O relatório aponta ainda a falta de cerca de 100 medicamentos e 19 remédios controlados no estoque. Os parlamentares alegaram durante a sessão, que a ausência desses materiais vem gerando prejuízos ao município e às pessoas que buscam atendimento no principal hospital púbico da região. O relatório será encaminhado ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Trabalho, além da Prefeitura de Nova Friburgo.

“Estamos trabalhando e fazendo todas as compras possíveis e imaginadas para o Raul Sertã. Quando assumi, dei andamento às licitações e tem mais de 150 processos licitatórios em curso para atender a demanda do hospital”, informou a secretária de Saúde, Tânia Trilha.

Inspeção

No dia 1º de novembro, os vereadores de Nova Friburgo realizaram uma visita para avaliar as condições do Hospital Municipal Raul Sertã, após receberem denúncias da população. Os legisladores foram recebidos pela secretária de Saúde, Tânia Trilha. A vistoria durou cerca de três horas, conforme informado em reportagem publicada pelo Portal Multiplix.

Na época, a acompanhante de uma paciente detalhou que a situação do local era caótica.

“Está falando tudo, o básico, um algodão, uma agulha para furar um paciente, por exemplo. As enfermeiras estão fazendo milagre para que o paciente não pegue uma infecção hospital. Estamos trazendo o básico de casa como óleo cicatrizante, fita, luva e até papel higiênico. As enfermeiras tiram do bolso para trazer para o hospital. Tem muito mofo, quarto com fiação exposto e chuveiro queimado”, disse à época.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Wellington Moreira (MDB) falou sobre a situação que se encontra o principal hospital da cidade.

“Os funcionários foram coagidos, falando escondido conosco, que falta tudo no hospital. A Prefeitura declarou que estava comprando os materiais, mas é mentira. O diretor da UPA – Júlio Carvalho- me disse que teve insumos que ele emprestou ao Hospital”, disse o parlamentar, em novembro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.