MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Redes sociais fazem parceria com TSE para combater fake news nas Eleições 2020

Plataformas digitais anunciaram medidas adotadas durante o período eleitoral

Por Redação Multiplix
16/10/20 - 14:12
Redes sociais fazem parceria com TSE para combater fake news nas Eleições 2020 Cada rede social criou o seu pacote de medidas contra as fake news | Foto: Banco de Imagem

A aposta desse ano para as Eleições 2020 é a campanha eleitoral feita através das redes sociais, ainda mais por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso, as plataformas digitais firmaram uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o combate das notícias falsas que circulam nas redes.

Plataformas com WhatsApp, Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter, YouTube e Google anunciaram medidas que vão ajudar a diminuir a circulação das fake news durante o período eleitoral. As empresas terão que fazer campanhas com conteúdos oficiais, além de informar o que pode ou não ser feito nas plataformas durante as eleições.

Na semana passada o TSE lançou um canal de denúncias de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições. Confira as ações:

Facebook e Instagram:

De acordo com as empresas, durante 7 anos toda publicidade política ficará armazenada em uma Biblioteca de Anúncios e as pessoas e/ou organizações que quiserem fazer esse tipo de propaganda deverão passar por uma verificação, para confirmar sua identidade e a residência no Brasil.

Além disso, os termos do Facebook e Instagram orientam que a publicidade política deverá vir identificada com “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral”. Outra ferramenta também será a análise feita por especialistas que vão acompanhar as publicações e as possíveis violações das políticas de uso das redes sociais.

Twitter:

Caso um usuário busque termos que sejam relacionados às eleições, ele será levado para o link do TSE, onde poderá obter as informações verdadeiras em relação ao pleito. Além disso, a plataforma visa ter uma página só para as eleições 2020, com opções para o usuário seguir e que vão aparecer na página inicial e nos Moments.

O perfil oficial do @TwitterBrasil também irá divulgar os conteúdos que forem produzidos pelo TSE. A rede social proibiu qualquer tipo de propaganda eleitoral.

WhatsApp:

Já a plataforma de mensagens criou um chat em parceria com o TSE. Basta o eleitor adicionar o número 61 9637-1078 para tirar dúvidas sobre o pleito. Já está acontecendo também a limitação de conteúdo que pode ser compartilhado. Quem receber mensagens frequentes, serão encaminhados para uma busca no Google sobre a informação, podendo averiguar sua veracidade.

Tik Tok:

O perfil do TSE na rede Tik Tok (@tsejus), faz compartilhamento de vários conteúdos. O usuário também pode fazer denúncias de propaganda eleitoral e anúncios falsos, já que a plataforma também proibiu a campanha eleitoral.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.