MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quer curtir o verão? Confira cuidados na hora de pegar a estrada e visitar cachoeiras

Comandante dos Bombeiros de Teresópolis alerta para os riscos referentes a estradas, cachoeiras e mar

Por Matheus Oliveira
02/01/20 - 14:42
Quer curtir o verão? Confira cuidados na hora de pegar a estrada e visitar cachoeiras Para curtir os rios e cachoeiras da Região sem problemas, é necessário tomar alguns cuidados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Verão, época de férias e descanso para muitos cidadãos. Neste tempo, principalmente para moradores da Região Serrana do Rio, é hora de pegar a estrada, curtir uma praia e até aquela cachoeira em locais como Lumiar, em Nova Friburgo, ou algumas das cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Entretanto, para curtir sem problemas, é necessário tomar alguns cuidados.

De acordo com comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militar (Teresópolis), coronel Fábio Gonçalves, um dos primeiros cuidados é não misturar bebida e direção.

“As pessoas costumam fazer essa mistura, que não é adequada, apesar de vários atos preventivos de propaganda, e isso causa o aumento de acidentes nas rodovias. Além disso, algo que vem chamando a atenção do Corpo de Bombeiros é a utilização de celulares durante a condução veicular”, afirma, completando que até os motociclistas vêm adotando tal uso.

Coronel Fábio Gonçalves afirma que boa parte dos afogamentos ocorrem em cachoeiras ou riosCoronel Fábio Gonçalves afirma que boa parte dos afogamentos ocorrem em cachoeiras ou rios | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Ao chegar ao seu destino e aproveitar a cachoeira, também é necessário ser cauteloso. Ele destaca que, diferente do que a maioria pensa, 75% das mortes por afogamento ocorrem em rios e cachoeiras, não só nos mares.

“Um dos fatores que ocasiona o óbito é a bebida. A maioria dos acidentes envolve pessoas até 29 anos e grande parcela dos afogamentos ocorre em residências. Além disso, a ingestão de muita comida antes do banho. E também podem existir acidentes por causa do choque térmico, porque no verão, a temperatura está quente e a água muito gelada”, detalha o comandante.

O comandante dos Bombeiros de Teresópolis destaca que outra situação que causa acidente são pessoas que não sabem nadar e acabam se aventurando nas cachoeiras ou rios.

“Informar a população é uma forma de prevenção e conscientizar as pessoas, pois não temos condições de cobrir todas as cachoeiras e rios da nossa região”, relata.

O coronel Fábio ainda lista algumas dicas para quem deseja pegar a estrada e se refrescar no verão.

  • Dirigir com calma, pois de acordo com a estatística da Polícia Rodoviária Federal (PRF) boa parte dos acidentes ocorre no final do seu trajeto.

  • Seguir as leis de trânsito, utilizar o cinto, e no caso dos motociclistas, usar o capacete

  • Não exceder os limites de velocidade

  • Não usar o corredor, que deve ser usado apenas em engarrafamentos

  • Os pedestres devem atravessar na faixa

Outras dicas

Com o aumento do calor, é comum, moradores da serra fluminense e turistas procurarem as cachoeiras para se refrescarem. Muitas vezes, à primeira vista, pode parecer que tudo está calmo, mas, entrar em um rio pode ser muito perigoso. Por isso, é necessário estar atento para que a diversão não acabe mal. É preciso prestar a atenção ao tempo e às condições da água.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.