MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quem já teve Covid-19 deve continuar seguindo as medidas de proteção

De acordo com o Ministério da Saúde, não há provas científicas sobre tempo de imunização ao vírus

Por Isadora Jaron
19/10/20 - 15:41
Quem já teve Covid-19 deve continuar seguindo as medidas de proteção Medidas de segurança devem ser mantidas mesmo após o paciente pegar a Covid-19 | Foto: Banco de Imagem

Os pacientes que já tiveram a Covid-19 devem continuar usando as máscaras de proteção. A recomendação é do Ministério da Saúde, exatamente porque ainda não há provas científicas de por quanto tempo essas pessoas podem ficar imunes ao vírus.

De acordo com Fabíola Penna, subsecretária de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, são poucas as questões sobre a imunidade contra a doença e, por isso, é importante continuar utilizando a proteção.

“Ainda se sabe muito pouco sobre a questão da imunidade contra a Covid e já sabemos sobre casos de reincidência da doença, há a necessidade da prevenção”, explicou.

Pesquisadores, cientistas e médicos ainda não sabem dizer se as pessoas que tiveram a Covid-19 ficam totalmente imunes a doença.

“Ainda não sabemos. Nem todos desenvolvem, algumas pessoas até testam e não desenvolvem o IgG, que é o anticorpo que confere a proteção à doença. E a maioria não vai saber porque não temos a retestagem pós-Covid, tanto na rede pública, quanto privada”, destacou Fabíola.

O período de transmissibilidade do novo coronavírus é entre 14 e 21 dias. Portanto se um paciente testar positivo para a Covid-19, e tiver contato com outras pessoas durante esse período, pode passar o vírus.

Portanto, a recomendação, mesmo com a flexibilização, é evitar aglomerações, manter o distanciamento social, usar a máscara e higienizar as mãos toda hora.

“Não é porque estamos em bandeira verde, que tá tudo liberado. A doença não acabou! Ainda não temos tratamento eficaz para cura. A recomendação é evitar aglomerações, a manutenção dos demais cuidados como a lavagem das mãos. Todas as medidas de precaução continuam valendo, porque o vírus é altamente circulante e nós estamos presenciando em outros países, como Europa, que já viveram a primeira onda e estão colapsando com a segunda onda da doença. Precisamos manter todas as medidas para que os nossos indicadores se mantenham controlados e com o menor número de vítimas possíveis”, finaliza.

Nova Friburgo entrou na bandeira verde nesta segunda-feira, 19, em fase mais leve de restrições.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.