MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quatro candidatos ao governo do Rio participam do primeiro debate na TV para as eleições

Cidades do interior do estado estiveram em pauta durante o encontro nesse domingo

Por Rômullo Espíndola
08/08/22 - 16:13
Quatro candidatos ao governo do Rio participam do primeiro debate na TV para as eleições Diversos temas foram abordados no debate desse domingo, 7, no Rio | Foto: Divulgação/Vanessa Ataliba e Bruna Prado (BandRio)

Foi dada a largada para a disputa estadual das eleições 2022, nesse domingo, 7, com o primeiro debate transmitido na TV. Foram convidados quatro dos nove candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Participaram do encontro: Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT).

O debate foi realizado no Rio de Janeiro pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Na primeira oportunidade de expor suas ideias em TV aberta, os postulantes ao pleito aproveitaram o tempo concedido pela emissora para apresentar algumas de suas propostas e, claro, tecer acusações contra seus adversários num debate acalorado, que durou aproximadamente 1h30.

Regras

De acordo com as regras da emissora, a escolha dos participantes foi definida a partir de partidos com pelo menos cinco cadeiras no Congresso. O debate foi dividido em três blocos, com regras específicas para cada um deles:

No primeiro bloco, uma pergunta escolhida pela produção da Band e perguntas entre os candidatos com temas sorteados pela emissora. Já no segundo bloco, perguntas de tema livre entre os candidatos. Enquanto no terceiro bloco, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas do Grupo Bandeirantes e, por fim, fizeram suas considerações finais dos candidatos.

O que disseram os candidatos na abertura

“Nossa vitória vai representar um rompimento de um ciclo de governadores presos. A vida ficou cara, as famílias não conseguem mais comer carne. O Bolsonaro na presidência e o Cláudio Castro no governo fizeram com que o Brasil e o Rio voltassem ao mapa da fome. Primeiro ato que vou fazer, vai ser mandar uma mensagem, descongelando o salário mínimo regional”, disse o candidato Marcelo Freixo, abrindo o debate.

“As pessoas estão com dificuldade, sim, de se alimentar. A gente precisa gerar emprego e renda para essas pessoas. Mas as pessoas precisam ter liberdade de sair nas ruas sem medo de serem assaltadas, sem medo de não voltar para casa com vida ou com seus bens roubados. Esse é o debate de hoje, olhando para propostas sérias, também olhando para o histórico dos candidatos”, destaca o candidato Paulo Ganime, em sua fala inicial.

“Nós temos hoje quase 1 milhão e 300 mil famílias vivendo com a pobreza extrema, sofrendo com a fome, o desemprego, a inflação que não para de subir. Eu venho de uma experiência, com a cidade de Niterói, que há 10 anos vivia uma crise sem precedentes...E com boa gestão, com transparência, com compromisso com o povo...Nós vamos mudar o estado do Rio”, ressalta o candidato Rodrigo Neves, em seus primeiros minutos.

“Fizemos o governo do diálogo. O governo que era totalmente interditado, e hoje nós trabalhamos juntos para salvar o Rio de Janeiro. O Rio que voltou a gerar empregos, que tem os melhores números da segurança dos últimos 10 anos, isso com muito diálogo. Através do diálogo com o governo federal, prefeituras e Assembleia, poderemos fazer do Rio um lugar melhor”, garante o candidato Cláudio Castro, em seu primeiro discurso ao microfone.

Primeiro debate televisivo para as eleições 2022 aconteceu nos estúdios do Grupo BandeirantesPrimeiro debate televisivo para as eleições 2022 aconteceu nos estúdios do Grupo Bandeirantes | Foto: Divulgação/Vanessa Ataliba e Bruna Prado/BandRio

Após a apresentação de cada candidato, foi dado início à primeira rodada de perguntas. Alguns temas importantes, como: transportes, segurança e educação foram abordados pelos presentes nesta etapa.

O segundo bloco começou com os candidatos fazendo duas rodadas de perguntas entre si, com tema livre. Desta vez, temas como: segurança, fome, saúde, economia, trânsito e administração pública estiveram em pauta.

Já no terceiro bloco, todos os candidatos responderam a uma única pergunta feita pela produção da emissora: "Qual será o primeiro ato caso seja eleito ou reeleito governador do Rio de Janeiro?". Todos tiveram um minuto para elaborar uma resposta. Ainda no terceiro e último bloco, cada candidato teve 1min30s para suas considerações finais, em ordem definida por sorteio.

Interior em pauta

Dentre os mais diversos temas debatidos, estiveram a situação das cidades espalhadas pelo estado. A saúde foi o principal assunto levantado pelos candidatos na hora de falar sobre os municípios mais afastados da capital.

O Hospital de Oncologia Francisco Faria, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi citado durante o debate pelo candidato Cláudio Castro, que, segundo ele, destinou cerca de R$ 40 milhões para construção e reforma de hospitais e unidades de saúde.

Considerações finais

O primeiro a falar foi o candidato Cláudio Castro, que além de agradecer à oportunidade, fez questão de ressaltar o aumento nos índices da geração de empregos no estado. O candidato também aproveitou para destacar seu compromisso com o pagamento em dia dos servidores públicos.

Depois foi a vez do candidato Marcelo Freixo, que encerrou citando o pai, nascido em São Fidélis, no interior do estado. Garantiu que sua vida sempre foi movida por trabalho e honestidade, e que seu objetivo será garantir emprego, renda, saúde e educação.

O terceiro com a palavra foi o candidato Paulo Ganime, que frisou a importância de mudar. Pediu para que os eleitores conhecessem sua história, disse que conhece o sofrimento dos moradores do estado do Rio, e que seu foco será na segurança pública.

Por fim, foi a vez do candidato Rodrigo Neves, que mais uma vez afirmou que o Rio de Janeiro vive a pior crise da história. O candidato também destacou a necessidade de mudança, e disse estar pronto para o cargo após sua gestão na cidade de Niterói.

Além dos participantes do debate, o estado do Rio possui mais cinco candidatos ao cargo de governador: Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB), Juliete Pantoja (UP), Luiz Eugênio Honorato (PCO) e Wilson Witzel (PMB).

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.