MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quando voltar? Veja qual pode ser o futuro do futebol carioca nesta temporada

Ferj libera clubes para decidirem sobre retorno aos treinos. Governo do estado, porém, se posiciona contra esta medida

Por Matheus Oliveira
07/05/20 - 16:09
Quando voltar? Veja qual pode ser o futuro do futebol carioca nesta temporada Destino da temporada dos times do Rio de Janeiro ainda é incerto | Foto: Alexandre Vidal (Flamengo)

A pandemia do novo coronavírus fez com que, assim como muitos segmentos da sociedade, o mundo esportivo parasse. No Rio de Janeiro, a pressão pelo retorno das atividades é grande, mas a incerteza deixa no ar a pergunta: qual será o futuro do futebol carioca neste ano?

Vale lembrar que o Campeonato Carioca foi interrompido em meados de março após a 3ª rodada do segundo turno da competição.

Em entrevista concedida ao Portal Multiplix no fim de abril, o diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Marcelo Vianna, foi enfático: o torneio vai ser decidido em campo.

“Logo que decretado o estado de pandemia e a paralisação do Campeonato Carioca, os clubes, de forma unânime, decidiram em reunião com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que a competição será finalizada no campo, tão logo as autoridades governamentais liberem as atividades. Não há sequer discussão sobre este tema. O Carioca será decidido nas quatro linhas”, revela.

Marcelo ainda disse a Federação vem planejando um retorno seguro aos campos levando em consideração os seguintes princípios:

  • Comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes;

  • Obediência às determinações governamentais;

  • Seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva

Com isso em vista e a pressão de alguns clubes, baixou uma resolução, que observados esses princípios, os clubes poderiam decidir por eles próprios que poderiam voltar aos treinos.

Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sugeriu o dia 17 de maio para o retorno dos estaduais.

Entretanto, tal corrente teve seu desejo freado pelo governo estadual. A assessoria do Executivo por nota, informa que o decreto 47.052 segue impedindo aglomerações até o dia 11 de maio.

“Para conter a propagação da Covid-19, o decreto 47.052, que prorroga as medidas restritivas até o dia 11 de maio, suspende a frequência de pessoas em espaços que possam gerar aglomerações. A recomendação é que a população se mantenha em distanciamento social”, destaca o comunicado.

Entre os grandes clubes do Rio, o Flamengo planeja retornar na próxima semana, após os resultados realizados com o elenco, a comissão técnica e os funcionários. Vale lembrar que o Rubro-Negro divulgou que 38 pessoas de seu quadro de funcionários, envolvendo atletas, comissão técnica, grupo de apoio e até familiares testaram positivos para o covid-19. Vale lembrar que o massagista do clube, Jorginho, veio a óbito pelo novo coronavírus.

Já o Botafogo, Fluminense e Vasco preferem aguardar o posicionamento das autoridades de saúde para planejar o retorno aos campos.

Desta forma, muitas discussões ainda devem ocorrer e a incerteza segue pairando sobre os destinos do futebol carioca e dos esportes em geral.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.