MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quais cidades da Região Serrana já realizaram o cadastramento biométrico?

Confira qual é percentual de eleitores que já fizeram o recadastramento, quem deve realizar o procedimento e como pessoas que não têm digital devem agir

Por Matheus Oliveira
31/10/19 - 09:22
Quais cidades da Região Serrana já realizaram o cadastramento biométrico? Cadastramento biométrico visa agilizar processo eleitoral em todo o país | Foto: Reprodução/Arquivo/José Cruz (Agência Brasil)**

Você já fez o cadastramento biométrico? O processo consiste na identificação através do cadastramento da digital e de sua identificação nas eleições municipais ou presidenciais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o objetivo da medida é estender a segurança das eleições ao alistamento do eleitor e à identificação dele no ato de votar.

Ainda de acordo com o TRE-RJ, quando todos os eleitores estiverem cadastrados biometricamente, a Justiça Eleitoral poderá dispensar a impressão dos cadernos de votação, o que tornará as eleições mais econômicas e sustentáveis.

Outro ponto importante é que nenhum eleitor poderá votar no lugar de outro ou mais de uma vez (já foi flagrado um cidadão com 52 identidades, que, em tese, poderia tirar 52 títulos - esse é o tipo de fraude que se torna impossível com a biometria).

Na Região Serrana do Rio, as cidades de Trajano de Moraes, Cantagalo, Carmo, Sumidouro e São Sebastião do Alto já passaram pela revisão eleitoral, que é quando a biometria se torna obrigatória.

No estado do Rio de Janeiro, outros municípios que passaram pela medida foram Armação dos Búzios, Niterói, São João da Barra, Queimados, Cambuci, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin, Sapucaia e Rio das Ostras.

Neste ano, a biometria obrigatória abrange 35 municípios, além dos sete que já haviam realizado o processo até 2018. Os demais, além dos citados acima, têm até o dia 1º de dezembro para finalizar o cadastramento.

Nos outros 50 municípios do estado, há cadastramento biométrico ordinário (não-obrigatório). De acordo com o TRE-RJ, não há prazo definido ainda para a revisão eleitoral dessas cidades. De qualquer forma, todas deverão ter 100% dos eleitores com biometria até 2022, prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Índice de eleitores que já fizeram cadastramento biométrico na Região Serrana

De acordo com dados do TRE-RJ, as cidades da Região Serrana têm os seguintes percentuais de eleitores cadastrados na biometria:

  • Bom Jardim – 43,33%

  • Cachoeiras de Macacu – 54,38%

  • Cantagalo – 86,14%

  • Carmo – 88,70%

  • Cordeiro – 71,64%

  • Duas Barras – 44,62%

  • Macuco – 72,94%

  • Santa Maria Madalena – 70,09%

  • Santo Antônio de Pádua – 44,50%

  • São Sebastião do Alto – 99,78%

  • Teresópolis – 53,96%

  • Trajano de Moraes – 99,99%

  • Nova Friburgo – 43,42%

  • Sumidouro – 83,04%

Como fazer o cadastramento biométrico

Para realizar o cadastramento, o eleitor, mesmo aquele que não tem o cadastramento biométrico obrigatório, deve agendar o comparecimento ao cartório eleitoral, no portal do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. Esse telefone, segundo o TRE, atende a todos os municípios do Rio.

Segundo o tribunal regional, o agendamento assegura que o eleitor será atendido no horário que marcou (a não ser que surjam problemas inesperados, como por exemplo, queda no sistema nacional), porém, especialmente nos municípios onde não é ainda obrigatório o cadastramento, aqueles que não agendarem também serão atendidos por ordem de chegada ao cartório.

Como a Justiça Eleitoral importou dados do Denatran, o eleitor deve consultar ainda se ele precisa mesmo fazer o cadastramento biométrico.

O eleitor deve levar documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência recente (até 3 meses de emissão) e título de eleitor (se tiver). Além desses documentos, os eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (com foto). Para saber a documentação completa em outros casos, como mudança de nome por casamento, clique aqui: http://bit.ly/2zwnTrx

Eleitor sem digital

De acordo com o TRE-RJ, o eleitor que não possuir a digital deve comparecer ao cartório eleitoral com identidade ou certidão e comprovante de residência (tudo original), além do título de eleitor, se ainda o possuir. O órgão destaca que alguns eleitores que já tiveram as digitais cedidas pelo Detran, têm a oportunidade de comparecer ao cartório para atualizar outros dados como endereço, local de votação, profissão etc.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.