MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Saúde (SES) quer ampliar a cobertura vacinal nos grupos prioritários. Imunização segue até 10 de julho

Por Redação Multiplix
02/07/20 - 17:26
Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no estado do Rio de Janeiro Grupos prioritários devem atingir meta de 90% de cobertura vacinal | Foto: Banco de Imagem

Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, encerrada no dia 30 de junho, foi prorrogada no estado do Rio de Janeiro e agora acontece até o próximo dia 10 de julho, ampliando a cobertura vacinal nos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta dos 90%. São crianças, gestantes e puérperas, que têm maior vulnerabilidade e que precisam ser imunizados.

A vacinação vale para os 92 municípios fluminenses e serão mais de 1,5 milhão de doses para serem aplicadas nos postos municipais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ainda segundo informações da Gerência de Imunizações da secretaria, o estado do Rio apresenta cobertura vacinal de 75,43% em todos os grupos prioritários que foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

São mais de 6,5 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da SES, que recomenda atenção especial para a imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, cuja cobertura é de apenas 54,43%, e para os que vão ser vacinados pela primeira vez e que deverão retornar à unidade de saúde 30 dias após a primeira dose para receber a segunda.

As gestantes, segundo a SES, também merecem atenção, já que o grupo alcançou apenas 49,06% de cobertura vacinal, seguido pelas puérperas, com 61,83%.

“A vacina irá contribuir para diminuir a necessidade de assistência médica nos postos de saúde e hospitais, minimizando aglomerações e reduzindo o risco de contaminação pelo coronavírus nesses ambientes”, avalia Valter Almeida, da Gerência de Imunizações da SES.

O grupo dos idosos, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, alcançaram a meta da cobertura, assim como os indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também atingiram a cobertura.

Região Serrana

Em Teresópolis, a meta é vacinar 11.658 crianças. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o dia 23 de junho o município havia atingido 38% da cobertura, com 4.628 crianças imunizadas. Foram 708 gestantes que compareceram aos postos de saúde e a cobertura vacinal ficou em 43%. No caso das puérperas, a meta era imunizar 271 e 53% delas foram vacinadas.

Já em Nova Friburgo, as metas também ficaram abaixo do esperado. De acordo com as informações, até o dia 23 de junho foram 40,57% das crianças imunizadas contra a gripe. Apenas 32,88% das gestantes tomaram a vacina e 51,13% das puérperas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.