MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto Recicla Terê recolhe mais de duas toneladas de lixo eletrônico em Teresópolis

Próxima edição acontecerá no Dia Mundial da Limpeza, em setembro

Por Luisa Machado
30/08/19 - 13:21
Projeto Recicla Terê recolhe mais de duas toneladas de lixo eletrônico em Teresópolis Recicla Terê já recolheu duas toneladas e duzentos quilos de lixo eletrônico | Foto: Divulgação / Prefeitura de Teresópolis

Você sabe o que acontece quando descarta computadores, celulares e televisores de forma irregular? Os materiais eletrônicos são compostos de substâncias químicas que, quando em contato com o solo e com a água, podem oferecer sérios riscos à natureza e também à saúde do ser humano.

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, em parceria com a empresa Recicla Ambiental, criou o projeto Recicla Terê Eletrônicos, com a intenção de incentivar a população teresopolitana a fazer o descarte correto desses materiais. Itens como computadores, televisores, notebooks/netbooks, celulares/tablets, geladeiras, fogões, micro-ondas e cabos em geral são recolhidos pela iniciativa, que já passou por quatro edições em 2019.

“O lixo eletrônico possui metais pesados em sua composição, tais como, berílio, chumbo, cádmio, entre outros. O descarte incorreto desses equipamentos causa diversos problemas ao meio ambiente e a nossa saúde, uma vez que contaminam o solo e o lençol freático. Daí a importância de se realizar o manejo correto desses equipamentos. Ao invés de serem jogados em beira de rios, terrenos baldios, os mesmos são encaminhados para empresas especializadas na reciclagem de cada componente (plástico, ferro, sucata eletrônica), e esses materiais reciclados serão utilizados na fabricação de novos produtos, diminuindo o uso de recursos naturais”, explica Alan Mendes, que é biólogo, gestor ambiental e diretor geral da empresa parceira da prefeitura na promoção do evento.

No total, já foram recolhidas pela iniciativa duas toneladas e duzentos quilos de objetos eletrônicos, todos doados pela população de Teresópolis, entregues diretamente à Recicla Ambiental, que dará a destinação correta ao material.

A quinta edição do Recicla Terê, para recolhimento dos materiais eletrônicos, vai acontecer no dia 21 de setembro, com início às 10h e término previsto para às 16h. De acordo com a prefeitura do município, a ação vai marcar o Dia Mundial da Limpeza.

“Inicialmente, o Dia Mundial de Limpeza de Praias objetivava constatar a existência do problema gerado pela presença do lixo nos oceanos, a extensão do problema e, consequentemente, os riscos que os poluentes trazem para a vida marinha. Hoje, a meta é encontrar soluções possíveis, como é o caso da reciclagem, redução da sucata, educação da população e cobrança das autoridades competentes para desenvolvimento de legislações que girem em torno do problema”, finaliza nota divulgada pela prefeitura.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.