MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Programação pela Semana Nacional do Trânsito é realizada em Cabo Frio para conscientizar moradores

Ações começaram nesta segunda-feira com blitzes educativas itinerantes e vão até sábado; confira os eventos

Por Redação Multiplix
20/09/21 - 11:51
Programação pela Semana Nacional do Trânsito é realizada em Cabo Frio Ações são organizadas pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Direitos Humanos e Segurança | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Começaram nesta segunda-feira, 20, e seguem até sábado, 25, as diversas atividades pela Semana Nacional do Trânsito em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A programação, realizada pela prefeitura, conta com uma série de atividades visando a conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres da cidade.

O evento é celebrado anualmente em diversas cidades do país, entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em Cabo Frio, o tema deste ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, que busca orientar a população a respeito da segurança, que vai além do cidadão ser um bom condutor.

As celebrações são organizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança.

Programação:

A partir desta segunda-feira, serão realizadas blitzes educativas itinerantes que vão seguir até o fim desta semana. A ação tem o objetivo de alertar a população quanto às medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar acidentes e manter a organização do tráfego nas ruas e avenidas.

Na terça-feira, 21, em Tamoios, as blitzes acontecem nas calçadas. Com o objetivo de conscientizar sobre a desobstrução dos passeios, que devem estar liberados para a utilização de pedestres, agentes da prefeitura irão abordar os responsáveis por obras e comércios.

Para vivenciar as dificuldades encontradas por idosos e pessoas com deficiência ao transitar pelas calçadas, na quinta-feira, 23, acontecerá um workshop com a Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que recentemente renovou uma parceria com a Prefeitura de Cabo Frio.

Utilizando bengalas, vendas nos olhos e cadeiras de roda, agentes da prefeitura irão percorrer ruas do município para sentir na pele os desafios vividos diariamente por pessoas com problemas de locomoção e deficiência visual. A parte teórica da ação será realizada no auditório da Prefeitura e continuará na sexta-feira, dia 24.

Passeio ciclístico também será realizado pelo grupo Bike Night e pela AcicafPasseio ciclístico também será realizado pelo grupo Bike Night e pela Acicaf | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Celebrando o Dia Mundial sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, na quinta-feira, 23, às 19h, está programado um passeio ciclístico realizado pelo grupo Bike Night e pela Acicaf, Associação Ciclística de Cabo Frio. A concentração será na rua Expedicionário da Pátria, no bairro São Cristóvão, em um trajeto pelos bairros do Braga, Passagem e Centro, retornando ao ponto inicial.

Também haverá o lançamento da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista durante o passeio ciclístico,. A ação é uma parceria da prefeitura em conjunto com a UFRJ e o Banco Itaú, que traçará o perfil do ciclista de Cabo Frio. Para isso, agentes irão a pontos específicos da cidade que possuem alto tráfego e colherão informações sobre os usuários e a bicicleta como transporte urbano.

As comemorações pela Semana Nacional do Trânsito terminam no sábado, 25, com um café da manhã para os agentes de trânsito, servido na sede da Guarda Civil Municipal, no bairro São Cristóvão.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.