MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeiro Enem Digital começa neste domingo em algumas cidades do estado

Presidente do Inep tira dúvidas sobre a nova versão do exame feito pelo computador

Por Redação Multiplix
29/01/21 - 10:02
Primeiro Enem Digital começa neste domingo em algumas cidades do estado Presidente do Inep esclarece dúvidas sobre Enem Digital | Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil)

Essa é a primeira vez que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma versão digital. Vão ser mais de 95 mil candidatos em 99 municípios do Brasil que vão realizar as provas através do computador. Apenas a redação será feita no papel. No estado do Rio, dez cidades terão o exame, entre elas, o Rio de Janeiro e Petrópolis.

Essa não é a primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tenta inserir o Enem Digital, mas as tentativas foram descontinuadas e, em 2019, a decisão foi tomada, tirando do papel a ideia. A intenção é que, até 2026, o Enem seja feito totalmente online.

Por causa da Covid-19, as provas tiveram que ter a data trocada e o Enem digital será aplicado neste domingo, 31 de janeiro, e no dia 7 de fevereiro. O Enem impresso foi realizado nos dias 17 e 24 de janeiro; confira o gabarito.

Mesmo com exames digitais, o inscrito deverá comparecer a um local para fazer o exame. As provas vão ser realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades que já foram previamente testados pelo Inep.

Segundo o Inep, são cerca de 4 mil laboratórios, com 20 computadores cada. As máquinas vão ter acesso somente às provas, sem dar o direito ao estudante de acessar a internet ou outros documentos.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, esclareceu as dúvidas sobre a nova versão digital do exame.

"A gente procurou, nesse momento, simular no ambiente digital o que acontece no papel. Então, o aluno vai poder, por exemplo, ir na questão mais à frente, pode voltar. No final, ele vai marcar e quando der o sinal que finalizou a prova, o sistema trava o preenchimento do gabarito. Aí pronto, não vai mais poder mexer e a prova vai vir direto para o Inep”, explica Lopes.

As provas

A aplicação do exame será às 13h30.

No primeiro dia, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias e ocorrem até as 19h.

Já no dia 7 de fevereiro, o horário se estende até 18h30, para as questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

“Se tiver algum problema no computador, o técnico pode tentar resolver imediatamente. Se não puder, ele vai logar numa outra máquina, teremos máquinas reserva. Se não conseguir mesmo assim, se tiver problema ou se demorar demais para resolver, aí esse aluno vai poder participar da reaplicação da prova em papel”, explicou Alexandre.

Para levar a folha de rascunho, o horário de saída da prova também é o mesmo: apenas meia hora antes do fim da aplicação. O gabarito oficial deverá ser divulgado para essa versão do exame até o dia 10 de fevereiro.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.