MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Preocupação com a Covid-19 em Nova Friburgo ainda não acabou

Em julho, leitos de UTI do hospital Raul Sertã tiveram ocupação máxima cinco vezes, mas realidade contrasta com unidades particulares

Por Kessia Coutinho
28/07/21 - 15:32
Preocupação com a Covid-19 em Nova Friburgo ainda não acabou Em 27 dias do mês de julho foram registrados 1.668 novos casos de Covid-19 no município | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou ontem, 27, o índice de ocupação dos leitos da UTI do Hospital Municipal Raul Sertã destinados aos pacientes com o novo coronavírus, que chegou a 100%.

Desde o início do mês, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 alcançou 100% em cinco ocasiões, sendo que no último dia 20, a unidade chegou a ter uma pessoa na fila de espera por uma vaga.

Ainda segundo as informações do município, a ocupação dos leitos de enfermaria para o novo coronavírus chegou a 91,5%, com 43 vagas ocupadas.

O Hospital Municipal Raul Sertã tem, atualmente, 20 leitos de UTI e 47 de enfermaria para adultos. Já na parte pediátrica, o hospital conta com três unidades de enfermaria para Covid-19.

Ocupação dos leitos na rede privada

Nas unidades particulares do município, são, ao todo, 26 leitos para UTI Covid, sendo que nove estavam ocupados ontem, da seguinte forma: Unimed, 40%; São Lucas, 50%; e Serrano, com 20% de ocupação.

Já em relação às enfermarias dos hospitais privados, 13 dos 41 leitos estavam sendo usados no mesmo período: 50% no hospital Unimed; 18,2% no São Lucas; e 16,7% no Serrano.

Sobre essa diferença entre a taxa de ocupação dos leitos particulares e da rede pública, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, disse, em entrevista ao Portal Multiplix, que o menor número da rede privada tem relação com o perfil do público que é atendido por essas unidades.

“É um público muito específico, é uma classe da nossa comunidade bem específica. A nossa abrangência, enquanto SUS, ela é muito maior, então isso faz com que a nossa unidade abarque um atendimento populacional infinitamente maior que os particulares tem a oferecer”, disse.

Medidas de proteção precisam continuar

Nos 27 dias do mês de julho foram contabilizados 1.668 novos casos e 52 óbitos por Covid-19 em Nova Friburgo.

Atualmente, o município tem 22.046 casos confirmados e 732 óbitos causados pela doença, desde o início da pandemia.

Com a taxa de ocupação da rede pública elevada, a secretária de Saúde alerta que é necessário continuar seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

“Que todos possam alcançar a vacina o quanto antes, que é o que a gente mais almeja, que todos possam em um futuro muito próximo estar sem as máscaras, mas enquanto não podemos, não podemos escolher a vacina, porque a vacina boa é a que está no braço, sendo primeira e segunda dose, e melhor do que isso é a proteção, o uso de máscara, higienização das mãos e vamos diminuir a aglomeração”, reforçou.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.