MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Teresópolis amplia canteiro de flores para evitar acidentes no bairro Várzea

Secretaria de Segurança Pública quer impedir que pedestres se arrisquem entre as vias da localidade

Por Matheus Oliveira
20/08/18 - 14:10
Prefeitura de Teresópolis amplia canteiro de flores para evitar acidentes no bairro Várzea A Avenida Lúcio Meira é um trecho onde pedestres se arriscam para atravessar para a outra pista | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis, responsável pela Guarda Municipal, iniciou há duas semanas, uma obra de ampliação do canteiro de flores na Avenida Lúcio Meira, no bairro Várzea, no trecho entre Calçada da Fama e Duque de Caxias, com o objetivo de diminuir o número de pedestres cruzando o a região, principalmente no cruzamento com a Heitor de Moura Estevão e Francisco Sá, onde os motoristas, que seguem no sentido do bairro Alto, se deparam com pessoas fora dos locais onde ficam as faixas de pedestre.

Diariamente, várias pessoas se arriscam entre as vias, podendo sofrer um acidente. De acordo com o artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar fora da faixa é considerado infração leve e uma multa pode ser aplicada. Entretanto, a aplicação de multas não é algo comum. Para ajudar a questão, em outubro de 2017, o Departamento Nacional de Trânsito publicou uma resolução para regulamentar a aplicação de multas em pedestres e ciclistas, que passou a ter validade em abril deste ano.

Segundo a resolução do Denatran, quem atravessar a rua fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea poderá ser multado em R$ 44,19, valor que corresponde a 50% do que é cobrado em uma infração leve para os motoristas. Isso vale para lugares de grande movimentação e onde há faixa de pedestres, exceção feita às ruas residenciais. A mesma infração vale para quem ficar parado no meio da rua ou utilizar a pista para alguma situação que prejudique o trânsito, sem a devida autorização dos órgãos responsáveis.

“Essas regras são para garantir, em primeiro lugar, além da segurança destes pedestres e ciclistas, a de todos que estão no trânsito. Ainda que o pedestre seja a parte mais frágil, ele também pode causar um acidente quando não cumpre as regras do trânsito e coloca todos os outros em situação de risco”, explica Elmer Vicenzi, diretor do Denatran, e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.