MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Nova Friburgo entrega termo de posse para moradores da Granja Spinelli

Executivo realizou regularização fundiária para 44 famílias em vulnerabilidade social

Por Redação Multiplix
02/07/20 - 14:44
Prefeitura de Nova Friburgo entrega termo de posse para moradores da Granja Spinelli Casas na Granja Spinelli ocupadas por famílias carentes foram regularizadas pela Prefeitura de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Nova Friburgo entregou na última terça-feira, dia 30 de junho, o título de posse para 44 famílias do bairro Granja Spinelli, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A situação do conjunto habitacional, que seria destinado às vítimas das chuvas de 2007, vinha sendo acompanhado pela Secretaria de Assistência Social.

Segundo a prefeitura, a ação é o desfecho de uma longa negociação junto à Caixa Econômica Federal que permitiu a regularização fundiária das casas populares no bairro.

A comunidade procurou Executivo municipal em agosto de 2019, relatando a dificuldade em que viviam, e, após o cadastro socioeconômico dos moradores, o processo de desapropriação iniciou-se.

Além da posse legal, a regularização fundiária vai permitir que os moradores, que vivem em condições de alta vulnerabilidade socioeconômica, passem a ter direito a benefícios como saneamento básico e aos serviços de água e energia elétrica. Detalhes técnicos quanto a metragem das unidades e frações ideais também foram anexados à documentação.

Maria Helena, representante dos moradores, falou do sentimento por ter sua situação regularizada.

“É uma grande emoção saber que, hoje, tenho uma residência fixa. Um endereço. A minha casa! É uma conquista muito grande, com esse documento é um recomeço em nossas vidas. É um reconhecimento como cidadã”, destacou.

Entenda o caso

Após as chuvas de 2007, que deixaram várias famílias desabrigadas, a prefeitura iniciou uma obra, no bairro Granja Spinelli, para a construção de casas populares para as vítimas da enxurrada.

As obras das 54 residências passaram por diversos problemas e foram totalmente paralisadas em 2013. Apenas 11 moradias foram finalizadas.

Desde 2013, o local estava abandonado e as casas, inacabadas. Algumas delas foram invadidas e os novos moradores, acabaram completando o que faltava, como portas, janelas e telhados improvisados. As residências, porém, não tinham energia elétrica e nem água encanada devido à falta de regularização.

Em junho de 2019, o prefeito Renato Bravo, em vídeo nas redes sociais, garantiu a regularização fundiária do local.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.