MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Nova Friburgo abre cadastramento para guias de turismo receptivo

Iniciativa da Secretaria de Turismo busca dar mais visibilidade aos profissionais da área

Por Redação Multiplix
15/06/21 - 11:32
Prefeitura de Nova Friburgo abre cadastramento para guias de turismo receptivo Igreja de Santo Antônio, no Suspiro, é um dos cartões postais mais visitados em Nova Friburgo | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

A Secretaria Municipal de Turismo e Marketing de Nova Friburgo está efetuando o cadastro de guias de turismo receptivo que sejam residentes e atuantes no município. A iniciativa visa dar mais visibilidade aos profissionais, disponibilizando a lista completa dos guias cadastrados no site oficial da Prefeitura de Nova Friburgo, bem como no Centro de Atendimento ao Turista do Centro, o popular Centro de Turismo, e do distrito de São Pedro da Serra.

Para efetuar o cadastro e fazer parte do portfólio da Secretaria Municipal de Turismo e Marketing é simples. O profissional interessado deve preencher um formulário online, anexando foto e comprovante de residência. Clique aqui para acessar o formulário.

É importante frisar que, para realizar o cadastro, o profissional deve estar devidamente registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Cadastur, que é um sistema de cadastros para pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado de turismo.

O guia de turismo receptivo é o profissional responsável por acompanhar e/ou orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões ou qualquer outro tipo de viagem. Também são responsáveis por ajudar na montagem do roteiro e organizar as atividades que serão feitas durante o dia, possibilitando que o turista conheça os melhores pontos turísticos que a cidade oferece, proporcionando as melhores experiências possíveis.

Funcionamento do setor turístico na pandemia

O decreto municipal 984 autorizou a retomada das atividades do setor turístico em Nova Friburgo. No entanto, valem atualmente as regras previstas no decreto 1.000, que atualizou e consolidou as regras de funcionamento dos diversos setores da economia em Nova Friburgo.

O artigo 10 do referido decreto detalha o regramento sanitário para funcionamento do setor de turismo em Nova Friburgo:

“Artigo 10. Ficam autorizadas as atividades de visitação coletivas de cunho turístico e/ou cultural, incluindo todos os seus equipamentos e atrativos, como parques e similares, ônibus, vans e veículos de transporte coletivo turístico, devendo obedecer, obrigatoriamente, aos seguintes regramentos:

I – Ônibus, vans e veículos de transporte coletivo turístico, limitando a 15 veículos por dia, sendo permitido apenas dois veículos por ponto turístico, através de cadastro realizado junto à Secretaria Municipal de Turismo;

II – Fica obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionários e demais colaboradores e o uso de máscaras de barreira para os usuários;

III – O funcionamento obedecerá, obrigatoriamente, aos critérios de distanciamento entre usuários e funcionários, medidas de barreira higiênica como lavagem das mãos e álcool gel 70%, utilização de máscaras de barreira por funcionários e usuários, protocolo de higienização de superfícies com saneantes preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, além de fixação de meios de comunicação visual, entre outros, para educação sanitária e ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado, quando existentes.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.