MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeito de Nova Friburgo assume ‘falhas’ no atendimento de saúde, promete concurso e outras ações

Em entrevista ao Portal Multiplix, Johnny Maycon reconheceu que faltam pediatras no Raul Sertã, nos fins de semana, e garantiu que vai fortalecer a atenção básica, incluindo a construção de uma UBS no Terra Nova

Por Bernardo Fonseca
03/05/22 - 12:32
Prefeito de Nova Friburgo assume ‘falhas’ no atendimento de saúde, promete concurso e outras ações Johnny Maycon em entrevista ao portal durante visita às obras do Hospital de Oncologia | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O prefeito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Johnny Maycon (Republicanos), admitiu em entrevista ao Portal Multiplix que existem “falhas” no atendimento de saúde do município. A revelação ocorreu na segunda-feira, 2, durante a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à cidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo disse que o foco da gestão municipal tem sido investir na atenção básica, para desafogar o atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, e que vai realizar um concurso público para a prefeitura ainda neste ano, o que deve melhorar a situação da saúde.

Falta de pediatras

Questionado pela repórter Kessia Coutinho sobre a falta de pediatras no Raul Sertã nos fins de semana, Johnny Maycon disse que no último processo seletivo da Secretaria de Saúde houve apenas dois médicos interessados em ingressar na rede para atendimento dessa especialidade, o que seria insuficiente.

“O primeiro ponto é que é um quantitativo insuficiente. E o segundo é que a gente tem uma dificuldade de alguns médicos que não querem ou não podem atuar no final de semana”, reconheceu.

Pacientes aguardam por atendimento na entrada do Hospital Municipal Raul Sertã, em janeiro deste ano Pacientes aguardam por atendimento na entrada do Hospital Municipal Raul Sertã, em janeiro deste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Por outro lado, Johnny Maycon disse que vem tentando resolver o problema, inclusive ampliando os salários dos médicos.

“Hoje, segunda-feira, nós tínhamos três pediatras (no Raul Sertã). Ontem, no domingo, nós não tínhamos nenhum. Porém, nós tivemos o atendimento na UPA de Conselheiro. Então, algumas pessoas dizem assim ‘no Raul Sertã não tem, mas que absurdo’. De fato, também considero um absurdo, mas não é porque a gente não quer ou que a gente não está se esforçando. Pelo contrário, tanto é que a gente aumentou e equalizou os salários”, revelou.

Concurso público

Johnny Maycon disse ainda que o hospital Raul Sertã tem uma estrutura de médicos robusta que “nem habitualmente na rede particular tem”, mas que ainda é preciso progredir. Para isso, prometeu realizar um concurso público.

“Claro que com o passar do tempo, principalmente com o concurso que se aproxima, que vai ser uma realidade no decorrer de 2022, a gente vai conseguir melhorar, de modo substancial, o atendimento para toda a população”, prometeu.

Em nota ao Portal Multiplix, a subsecretaria de Comunicação da prefeitura disse que além da saúde, esse concurso deve contemplar diversas áreas do funcionalismo.

Investimentos na atenção básica e unidade de saúde no Terra Nova

Mas, enquanto o certamente não acontece, o foco da gestão municipal será a atenção básica, segundo o prefeito, que citou como exemplo o chamamento, recentemente, de 50 médicos de diferentes especialidades para atender nas unidades básicas de saúde.

Região do Terra Nova deve ganhar uma unidade básica de saúde, segundo o prefeito de Nova Friburgo, Johnny MayconRegião do Terra Nova deve ganhar uma unidade básica de saúde, segundo o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Segundo ele, é preciso solucionar os chamados “vazios sanitários” de diversos bairros, para que as pessoas possam ser atendidas em locais mais próximos, sem a necessidade de ir ao Raul Sertã: “a gente precisa preencher esse vazio sanitário entre Raul Sertã e Conselheiro Paulino. É por isso que a gente tem nossa rede hospitalar muito sobrecarregada”.

Por isso, Johnny Maycon disse que também vai construir novas unidades de saúde.

“Nós vamos ter uma nova UBS lá no Terra Nova, já está dentro da nossa programação, inclusive com o apoio do governo estadual. O processo está bem avançado no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Obras do estado", garantiu.

"Nós temos também o projeto de uma unidade de saúde no Rui Sanglard, e também estamos estudando a possibilidade de uma instalação no futuro de uma unidade de saúde ali no Ouro Preto”, complementou.

O Portal Multiplix entrou em contato com o governo estadual pedindo detalhes sobre o projeto da unidade de saúde no Terra Nova e aguarda um retorno.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.