MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pré-matrícula na rede municipal de ensino de Nova Friburgo começa na próxima semana

Alunos deverão realizar o cadastro pela internet ou em um dos 30 polos disponibilizados pela secretaria de educação

Por Redação Multiplix
22/11/18 - 10:10
Pré-matrícula na rede municipal de ensino de Nova Friburgo começa na próxima semana Estudantes da rede municipal poderão garantir vaga nas escolas de Nova Friburgo a partir de 29 de novembro. | Foto: Banco de Imagem

A fase de pré-matrícula para as escolas da rede municipal de ensino de Nova Friburgo começará um pouco mais tarde este ano, de 29 de novembro até 3 de dezembro, podendo ser realizada através do site da Prefeitura ou diretamente nas unidades que servirão como polo para as pré-inscrições. A Secretaria de Educação não será mais polo de pré-matrícula, ou seja, os interessados deverão fazer a inscrição no sistema em outro local.

O resultado sairá em 5 de dezembro e a matrícula deverá ser efetivada de 5 a 7 de dezembro, nos locais em que o estudante foi aprovado. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os documentos necessários para a realização da pré-matrícula são:

  • CPF do aluno e do responsável legal

  • Carteira de identidade do responsável legal

  • Cartão do Bolsa Família (caso for beneficiário)

  • Comprovante de residência

  • Número da matrícula funcional (Se o responsável for servidor da rede municipal)

  • Telefone para contato 

O calendário para a pré-matrícula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) será diferente, segundo a Secretaria de Educação do município. Com o cadastro devendo ser feito diretamente nas escolas que oferecem essa modalidade de ensino, a pré-matrícula deverá ser realizada entre 4 e 7 de dezembro, e as matrículas serão efetuadas entre os dias 10 e 13 de dezembro.

Novidades

O sistema abrirá às 10 horas da manhã, não mais à meia-noite, uma vez que eventuais problemas no sistema não poderão ser resolvidos de madrugada. Dentro do período de 29 de novembro a 3 de dezembro, não faz diferença qual foi o dia de inscrição, pois a alocação só é feita após o encerramento do prazo, levando-se em consideração os sete critérios da portaria de pré-matrícula. Neste ano, foi incluído um novo critério que se refere a quem passou o ano no sistema e não conseguiu vaga em nenhuma unidade escolar da rede municipal de ensino.   Os critérios ficaram assim definidos:

1) criança/adolescente com deficiência, na forma da Lei 13.146/15;

2) criança/adolescente que estava inscrito no cadastro de espera de 2018 e que não conseguiu alocação;

3) cuja família seja beneficiada pelo Programa Bolsa Família;

4) proximidade da residência;

5) responsável legal ser servidor público municipal de Nova Friburgo;

6) irmãos estudando na mesma instituição;

7) origem na rede pública de ensino.

OBS: em caso de empate, a vaga será concedida ao candidato mais novo.   Vale destacar que a pré-matrícula pode ser feita por meio de smartphones, tablets ou qualquer computador com acesso à internet. A orientação da Secretaria de Educação é de que pais e responsáveis procurem fazer a inscrição de suas próprias casas, trabalhos, casas de amigos e familiares para evitarem possíveis filas em um dos mais de 30 polos em escolas disponibilizados conforme a portaria de matrícula publicada recentemente.

 Ao conseguir a vaga, o responsável terá um prazo de 72 horas úteis, a partir da data de alocação, para se dirigir à unidade escolar em que a criança foi alocada para efetivar a matrícula. Caso o responsável não efetive a matrícula dentro do prazo, a criança perderá a vaga que voltará para o sistema a fim de ser direcionada para outra criança.

 Por solicitação da Secretaria de Saúde, quando o inscrito conseguir a vaga, deverá apresentar, obrigatoriamente, no ato da matrícula, além dos documentos de praxe, o cartão do SUS. Crianças que ainda não tenham o cartão do SUS poderão procurar os postos de saúde para dar entrada. É possível fazer o pré-cadastro pelo link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm, mas o cartão deverá ser impresso e retirado nas unidades de saúde do município.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.