MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, recebe ação de limpeza e monitoramento

Projeto "Limpeza dos Mares" identificou carcaças de embarcações que precisam ser removidas do local

Por Redação Multiplix
13/07/21 - 13:45
Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, recebe ação de limpeza e monitoramento Ação de limpeza na Praia dos Anjos identificou barcos abandonados no local | Foto: Divulgação/Aremac

A orla da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, passou por um mutirão de limpeza no último sábado, 10. A ação fez parte do projeto "Limpeza dos Mares", organizado pela Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac).

Um dos objetivos, além do recolhimento do lixo espalhado pela faixa de areia, foi o monitoramento das embarcações que ficam abandonadas na orla da praia, com o intuito de identificá-las, assim como seus respectivos donos, para que se possa fazer a limpeza da praia e a remoção dos entulhos deixados na areia.

“Essas embarcações, por estarem em deterioração e contendo material de ferro, madeira e estrutura da mesma expostos, geram perigo aos pescadores, banhistas e turistas, podendo causar graves ferimentos e infecções, além da costumeira poluição visual ao meio ambiente, já que são elementos estranhos ao ecossistema marinho”, explicou o biólogo Diego Dias Lima, da Protek Consultoria, parceira da Aremac no projeto.

A Aremac também informou que vai encaminhar ofício com laudo fotográfico para o Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC), além de alertar sobre o abandono de embarcações, em estado de deterioração, que são passíveis de multa e remoção, para o cumprimento das exigências de preservação do meio ambiente, dentro das especificações do plano de manejo da RESEXMar.

“Nossa missão é garantir que a legislação que defende a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo seja cumprida à risca. É nossa obrigação oficiar aos órgãos públicos sobre quaisquer irregularidades identificadas ou denunciadas pela população cabista e cobrar dos órgãos responsáveis a solução dos problemas. Não vamos nos omitir dessa responsabilidade, afinal somos a concessionária do direito real de uso da RESEXMar”, salientou o presidente da Aremac, Eraldo Cunha.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.