MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

População de Friburgo poderá trocar lixo eletrônico por produtos

Interessados devem levar equipamentos e fazer cadastro, entre os dias 23 e 25 de outubro, durante campanha da UFF na praça Dermeval Barbosa, no Centro

Por Redação Multiplix
22/10/19 - 12:02
População de Friburgo poderá trocar lixo eletrônico por produtos Campanha da UFF vai recolher lixo eletrônico em Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

Moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, poderão trocar lixo eletrônico, como telefones celulares, tablets, carregadores, notebooks e outros periféricos de computador velhos ou quebrados, dentre outros, por produtos em lojas da cidade. Os interessados devem entregar os equipamentos e fazer um cadastro, entre os dias 23 e 25 de outubro, durante o lançamento do projeto Reciclotron, na praça Dermeval Barbosa, no Centro, das 9h às 18h.

Durante o lançamento do projeto, de iniciativa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), será instalada uma caçamba para recolhimento de todo o lixo eletrônico.

A campanha tem o objetivo de fomentar a reciclagem, estimular atitudes sustentáveis, para a proteção do meio ambiente, e promover ações de inclusão digital, com a recuperação dos resíduos doados para a montagem de salas de Informática, cyber café e de realização de cursos de arte, robótica e impressão 3D.

“As pessoas vão entregando os equipamentos eletrônicos inutilizados e vão acumulando pontos conforme uma tabela padrão do Clube Reciclopontos. Cada parceiro comercial tem uma tabela de pontuação. Depois é só trocar pelos produtos correspondentes nas próprias empresas ou sites”, explica Claudio Fernandes, professor da UFF responsável pelo projeto Reciclotron, ressaltando que aparelhos grandes, como televisão, computadores e impressoras, poderão ser entregues, durante doze meses, na sede do ISNF, que fica na rua Doutor Silvio Henrique Braune, 22, Centro.

Semana de Ciência e Tecnologia

O lançamento do projeto é parte das comemorações da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2019, o tema do evento, que será realizado em todo o Brasil, do dia 21 ao dia 27 de outubro, é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com o MCTIC, a “bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.