MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ponte Branca: mudança no trânsito do local é boa ou ruim para os friburguenses?

Especialistas revelam se medida pode ajudar a melhorar fluxo no trânsito de Nova Friburgo

Por Matheus Oliveira
13/02/19 - 14:12
Ponte Branca: mudança no trânsito do local é boa ou ruim para os friburguenses? Fluxo na Ponte Branca é um dos que geram mais engarrafamentos em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Ponte Branca, no Centro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, sofrerá uma alteração no trânsito a partir desta quarta-feira, 13 de fevereiro. Em medida experimental, que valerá por 60 dias, de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, os motoristas que passam pela Avenida Galdino do Valle Filho não poderão entrar na ponte em frente à escola Espaço Livre para seguir em direção à Praça Getúlio Vargas e aos bairros da Zona Norte da cidade. A medida, já adotada em outros momentos, levanta uma dúvida: adianta fechar um dos sentidos da via?

Para chegar até a Avenida Comte Bittencourt, os motoristas terão que seguir pelas avenidas Galdino do Valle e pela Padre Roberto Sabóia de Medeiros até contornar a praça Marcílio Dias, no Paissandu. Para o arquiteto e urbanista Giovanni Cariello, a medida é positiva, ressaltando que alguns procedimentos devem ser adotados.

“Vejo esta questão como uma boa medida, pois este é um horário de pico e esta mudança irá melhorar o trânsito naquele local. Desta forma, você consegue ter um fluxo mais constante. Assim, consegue-se desafogar uma área que tem mais colégios e indústrias, como é Conselheiro Paulino, e que é maior que a Ponte da Saudade, por exemplo.”, diz.

“O ideal era que fossem adotadas medidas como o controle da velocidade em um limite de 30 km/h na Avenida Galdino do Vale Filho. Além disso, seria importante retirar o sinal próximo à casa do Galdino. Assim, se equilibra a equação entre limite de velocidade permitida, quantos carros podem passar pela rua e a quantidade de veículos que transitam pela via em um horário específico. Desta forma, em um cenário ideal, o fluxo seria constante e de poucos minutos.”, declara.

Giovanni revela ainda que realizou um cálculo em que identificou que se fosse possível ganhar mais um metro de calçada na avenida, teria espaço para que mais carros passassem pelo local e daria mais celeridade ao trânsito.

Por sua vez, o também arquiteto e urbanista, Alexandre Quintella, relata a necessidade de sinalizar a mudança para quem está em bairros como Vale dos Pinheiros e no Centro, mas também avalia a medida como algo benéfico para a cidade.

“Deixar a Ponte Branca com apenas uma mão pode ser bom, por ser um horário de pico no trânsito friburguense, mas é necessário sinalizar esta mudança e o fechamento da via para quem sair de casa se programar. Outra situação que ajudaria a desafogar o trânsito seria se as escolas particulares adotassem ônibus ou vans para diminuir o número de carros na avenida.”, afirma.

Qual é a justificativa para a medida?

O secretário de Ordem e Mobilidade Urbana do município, Marques Henrique, explicou a motivação da mudança no trânsito friburguense.

“O motivo de mudar o trânsito na Ponte Branca é a melhoria no fluxo dessa avenida, que, em um determinado horário, das 16 às 18h, fica complicado pois muitos carros param, esperando para entrar na ponte ou pegar crianças na escola, retendo o trânsito. Com a medida adotada temos a garantia de diminuir as retenções. Esta mudança já foi feita no passado e foi aprovada. Não sabemos porque isso não foi mantido, mas, agora, retomaremos a medida durante três horas para melhorar o fluxo de veículos.”, declara.

“Acredito que o trânsito na rotatória do Paissandu terá um aumento, mas o transtorno será pequeno pelo tamanho do local e na avenida a movimentação de automóveis é maior, então adotamos esta mudança. Este já era um pedido de diversos motoristas que nos abordaram.”, conclui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.