MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo reaproveita resíduos da Indústria Têxtil

Materiais reutilizados ganham novas funcionalidades e se transformam em produtor artesanais

Por Matheus Oliveira
14/06/18 - 17:37
Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo reaproveita resíduos da Indústria Têxtil Parcerias realizadas pelo Cevest ajudam artesãos a calcular preços e reaproveitar resíduos sólidos . | Foto: Divulgação/Fevest

Demonstrando preocupação com o Meio Ambiente, o Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo desenvolve ações de sustentabilidade como fazer o descarte correto de resíduos sólidos, entre eles os têxteis. Esta ação é oriunda da união dos empresários do setor e criação do Centro de Formação Profissional e Transferência (Cevest), que reaproveita aparas e mantém parcerias com o Sebrae e a Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima (Fevest).

O Cevest foi criado em 2005, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e reaproveita aparas para fazer produtos artesanais ou peças como como tapetes, bolsas, porta-moedas, peso de porta, detalhes em fuxico ou patch aplique em toalhas de mão e prato. O Centro oferece também, aulas de costura íntima e plana, corte, costura e modelagem, Audaces, modelagem íntima, fitness, plana e modinha para inserir os participantes no mercado de trabalho.

O espaço mantém ainda uma parceria com o Sebrae, onde os alunos aprendem o valor de peças como chaveiros e guirlandas de Natal. Há artesãos, inclusive, que se tornaram Microempreendedor Individual (MEI) e, atualmente, expõem na Feira da Economia Solidária (Centro), na Fanf – Feira de Artesanato (Praça Getúlio Vargas), e na Encanto e Arte (Queijaria Suíça – Circuito Tere-Fri).

Outra parceria importante é feita com a Fevest. Os expositores da feira doam parte de seus resíduos para serem reaproveitados em todas as aulas do Cevest. Mesmo depois de cortadas, as aparas podem ser utilizadas nas aulas de artesanato. O último projeto foi a confecção de 100 bonecos para as autoridades presentes na festa dos 200 anos de Nova Friburgo.

“A reutilização é muito interessante. A ideia é despertar a visão do aluno, mostrar que é possível fazer inúmeras coisas com aparas, antes de realmente descartar no lixo. Chegamos a confeccionar bolsas com bojos de sutiã, porque a moda mudou e, com isso, mudaram-se os formatos”, comenta Valdete Lisboa Borge, coordenadora dos cursos do Cevest.

Quem visitar a Fevest poderá conhecer melhor o trabalho do Cevest. O evento acontece de 04 a 08 de julho (dias 04, 05 e 06, das 13h às 20h, e dias 07 e 08, das 10h às 20h), no Nova Friburgo Country Clube (Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.