MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Plataforma do Ministério Público recebe reclamações sobre falta de linhas de ônibus no estado, veja como acessar

MPRJ divulgou várias reclamações sobre frota insuficiente ou desaparecimento do serviço durante a pandemia

Por Redação Multiplix
19/08/20 - 15:56
Plataforma do Ministério Público recebe reclamações sobre falta de linhas de ônibus no estado, veja como acessar Denúncias sobre irregularidades em linhas de ônibus ajudam na defesa do cidadão | Foto: Portal Multiplix

A plataforma Consumidor Vencedor está recebendo reclamações sobre a falta de linhas de ônibus nas ruas dos municípios de todo o estado. A iniciativa é do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor, que vem recebendo denúncias por meio da Ouvidoria/MPRJ.

O órgão estadual informou que o “sumiço” de algumas linhas são noticiado pela imprensa de forma recorrente em todo o estado. Por isso, houve a necessidade de divulgar o site Consumidor Vencedor que visa oferecer à população um meio de contato simples para comunicar essas questões.

Ainda segundo o MPRJ, há várias linhas que são objetos de ação civil pública e há, também, decisões judiciais a serem cumpridas, as quais são divulgadas no site. As comunicações poderão demonstrar o descumprimento dessas decisões e reforçar a atuação do Ministério Público em juízo ou, quando se referirem a novas linhas, poderão servir de base para que as Promotorias de Justiça instaurem inquérito para apurar os problemas relatados.

Segundo a coordenadora do CAO Consumidor/MPRJ, promotora de Justiça Christiane Cavassa, lembra que as reclamações são importantes para a atuação do MPRJ em defesa do cidadão.

"Dependendo do volume de reclamações, conseguiremos enxergar de forma mais ampla o problema. Isso permite aos promotores direcionar melhor o foco de sua atuação e tomar decisões mais eficazes para atender ao interesse público. Este é um problema que se acentuou durante a pandemia, mas que já vem sendo combatido pelo Ministério Público há algum tempo", destacou a promotora.

O MPRJ divulgou que, desde o início da pandemia, foram várias reclamações sobre a frota insuficiente ou o desaparecimento do serviço em diferentes municípios e linhas de ônibus. Há um total de 98 ações ajuizadas sobre o tema.

Como relatar o problema?

  • Primeiro acessa a página do Consumidor Vencedor
  • Vá ao ícone Fiscal Cidadão
  • Clique no tema transportes e procure a seção ônibus
  • Veja todas as linhas que já são objetos de ação civil pública e decisão judicial
  • Encontre a linha que deseja comunicar
  • Clique no botão vermelho “denuncie o descumprimento”
  • Preencha o formulário, anexando fotos ou vídeo, caso deseje
  • Se não encontrar a linha reclamada, clique em “nova comunicação (outras linhas)
  • Preencha o formulário
  • Ou acesse diretamente a pesquisa da página consumidor vencedor e digitar a linha que deseja buscar

Portal Consumidor Vencedor

  • Reúne vitórias obtidas em processos ajuizados em várias áreas, como transportes, saúde, educação, finanças, alimentação, entre outras. No site, além de consultar decisões favoráveis aos seus problemas, há espaço para o consumidor denunciar o descumprimento das obrigações previstas nas sentenças ou nos TACs.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.