MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pichação de suásticas nazistas na Capela de São Pedro da Serra repercute negativamente e ato é repudiado pela comunidade friburguense

A Prefeitura se manifestou através de nota e repudiou o ato de vandalismo praticado na capela, que tem 150 anos de fundação e é a mais antiga de Nova Friburgo

Por Fernando Moreira
15/10/18 - 11:31
Pichação de suásticas nazistas na Capela de São Pedro da Serra repercute e ato é repudiado pela comunidade friburguense Foto de populares mostra suásticas pichadas na faixada da Capela de São Pedro da Serra. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A notícia de que a Capela de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, amanheceu pichada com suásticas nazistas, correu o Brasil no domingo, 14, e ainda repercute bastante nesta segunda-feira, 15. São pessoas indignadas com o fato, que pedem uma punição severa aos autores da pichação e menos intolerância no mundo. A Capela de São Pedro da Serra tem 150 anos de fundação e é a mais antiga de Nova Friburgo. Diversos veículos de comunicação repercutiram o fato. Fotos do ocorrido também circulam nas redes socias e já foram compartilhadas centenas de vezes. Em uma das publicações, uma jovem fez um desabafo: “Isso é apavorante. Friburgo que sempre foi uma cidade considera tranquila, passando por esse extremismo”.

Uma postagem feita na página São Pedro da Serra, no Facebook, que tem cerca de cinco mil seguidores, foi compartilhada 70 vezes e recebeu mais de 80 comentários, todos repudiando o ato de vandalismo. “Nunca na história de nosso vilarejo atitude similar como esse ato de depredação do civismo nos acometeu.Todos sabemos que tal fato não nos representa e que convivemos com todos os povos, culturas e religiões. Quem fez tal ato espúrio desconsidera nossa história, nossos valores e nossos princípios, não nos representa. Que o ódio cego seja preenchido por mais amor”, dizia o texto que acompanhava a foto da igreja pichada com as suásticas nazistas.

E outros comentários, um seguidor disse que “é de se revoltar um ato desses.É uma agressão a um povo amado, amável e acolhedor, que acolhe todos os povos. Este ato de vandalismo não nos representa. Repúdio ao ato”.

“Fico muito triste por saber que essa onda de ódio contaminou esse lugar tão pacífico e alegre”, comentou outra seguidora indignada com o ocorrido.

O crime foi registrado na 151ªDP, de Nova Friburgo, e a polícia investiga o caso. A igreja conta com câmeras de segurança, que podem ajudar na identificação dos autores.

O Portal Multiplix entrou em contato com a Diocese de Nova Friburgo para saber o posicionamento da entidade com relação ao ato de vandalismo, que informou apenas que o ocorrido foi informado pelo Padre Romevaldo Azevedo, responsável pela capela, como sendo ato de vandalismo.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Nova Friburgo se manifestou através de nota condenando o ato de vandalismo e se colocou à disposição para “ajudar a reparar os danos causados pelo ato de vandalismo”. Além disso, o Governo Municipal disse que “recebeu a informação com tristeza e indignação” e “repudia toda e qualquer forma de depredação”.

Apologia ao nazismo é crime

De acordo com a legislação brasileira, apologia ao nazismo é o ato de promover ou praticar sob qualquer argumento ou meio as ideias, doutrina ou instituições adotadas pelo Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, mais conhecido como Partido Nazista.

A Lei 7.716/89 prevê no artigo 20: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” A pena é de reclusão de um a três anos e multa. No parágrafo 1º do artigo 20, há previsto o referido "Crime de Divulgação do Nazismo": “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Contudo, o acesso à informação sobre o nazismo não pode ser proibido. A suástica somente é proibida quando for utilizada num contexto de apologia à doutrina nazista.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.