MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Período quente e chuvoso aumenta aparecimento de animais peçonhentos; veja como agir

Aranhas, escorpiões, lacraias e até cobras costumam buscar locais secos para se proteger e acabam se tornando um perigo

Por Kessia Coutinho
13/12/21 - 09:52
Período quente e chuvoso aumenta aparecimento de animais peçonhentos; veja como agir Com a chegada do verão, aumentam os casos de acidentes com animais peçonhentos | Foto: Banco de Imagem

Com a proximidade do verão e o período de chuvas, é preciso estar atento ao risco de acidentes com animais peçonhentos. O clima mais chuvoso a presença desses animais em casas e apartamentos, principalmente aqueles próximos a áreas verdes, é mais comum.

Aranhas, escorpiões, lacraias e até as cobras costumam buscar locais secos para se protegerem e acabam se tornando um perigo.

Por isso, a Apa Estadual Macaé De Cima, fez um alerta à população sobre o aumento do risco de acidentes com esses animais nesta época do ano.

Além do alerta, o órgão também colocou à disposição a equipe de guarda-parques para realizar o resgate de eventuais aparecimentos em residências.

Caso seja necessário, basta entrar em contato pelo telefone: (22) 2542-9530 ou pelo WhatsApp (21) 98496-0366.

Jararaca, espécie comum da Mata Atlântica, foi resgatada pela Apa Estadual Macaé de Cima Jararaca, espécie comum da Mata Atlântica, foi resgatada pela Apa Estadual Macaé de Cima | Foto: Divulgação/Apa Estadual Macaé de Cima

O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado no caso de aparecimento de animais peçonhentos e faz algumas orientações:

  • Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;

  • Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-los;

  • Não acumular entulho e materiais de construção;

  • Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;

  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

  • Manter limpos os locais próximos das casas, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;

  • Não mexer em colmeias e vespeiros. Caso estejam em áreas de risco de acidente, contatar a autoridade local competente para a remoção.

Também é necessário evitar assustar o animal ou tocá-lo, mesmo que pareça estar morto. Ligue para o 193, informe o que está acontecendo, o local, se há alguma pessoa ferida e fique longe do animal até a chegada dos bombeiros.

Caso alguém seja atacado pelo animal, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível para que após a avaliação clínica, o paciente receberá ou não um antiveneno específico.

Além de buscar atendimento, a única ação que a pessoa pode fazer é lavar bem o local da picada com água e sabão. Nenhuma outra substância pode ser colocada no local, nem amarrar, porque pode piorar a situação.

O Corpo de Bombeiros reforça ainda que algumas pessoas acreditam que deve-se levar o animal quando for buscar atendimento, mas o melhor é não perder tempo para buscar assistência tentando capturar o animal. Mas, se ele for capturado, é relevante levar para ajudar o profissional de saúde a identificar a gravidade do veneno.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.