MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pela primeira vez, mapa de risco para Covid registra bandeira amarela em todas as regiões do RJ

Avanço da vacinação pode ser responsável pela diminuição dos casos e baixo risco para a doença

Por Kessia Coutinho
18/10/21 - 16:41
Pela primeira vez, mapa de risco para Covid registra bandeira amarela em todas as regiões do RJ Mesmo com avaliação positiva cuidados como uso de máscara ainda devem ser mantidos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A edição do Mapa de Risco da Covid-19 é divulgada semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com a 52ª edição do estudo, desde a sua primeira edição, publicada em 08 de julho de 2020, essa é a melhor avaliação epidemiológica do estado.

A análise compara as semanas epidemiológicas 39, de 26 de setembro a 02 de outubro, com a 37, de 12 de setembro a 18 de setembro. Nesse período, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 40%; e de óbitos 39%.

Mapa mostra estado do Rio de Janeiro com todas as regiões em amarelo com baixo risco Mapa mostra estado do Rio de Janeiro com todas as regiões em amarelo com baixo risco | Arte: Reprodução/SES

Para o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, esse resultado positivo é consequência do avanço da imunização:

Graças à vacinação, vivemos nosso melhor momento desde o início da pandemia.

Entre 12 de setembro e 02 de outubro, período que compreende as semanas epidemiológicas 39 e 37, foram aplicadas 2.088.923 de doses das vacinas contra o coronavírus, e também iniciada a aplicação das doses de reforço para idosos e profissionais de saúde.

Com o avanço da campanha e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda progressiva. A de UTI passou de 45%, no levantamento anterior, para 41%; e a de enfermaria, de 23% para 21%, as menores desde o início deste ano.

Com a queda nos números, alguns leitos estão sendo revertidos para tratamentos de outras especialidades e não mais para a Covid-19.

Bandeiramento

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre cores da seguinte forma:

  • Bandeira roxa: risco muito alto

  • Bandeira vermelha: risco alto

  • Bandeira laranja: risco moderado

  • Bandeira amarela: risco baixo

  • Bandeira verde: risco muito baixo

De acordo com a SES, os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar também a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.