MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Patrimônios históricos de Cabo Frio serão restaurados com apoio da Sociedade Artística Brasileira

Obras serão realizadas com captação de recursos, sem custos para o município

Por Mateus Marinho
23/12/21 - 11:41
Patrimônios históricos de Cabo Frio serão restaurados com apoio da Sociedade Artística Brasileira Prefeitura ficará responsável por fazer a relação de imóveis que serão restaurados | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O setor cultural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, ganhou uma boa notícia. Os patrimônios históricos da cidade serão restaurados através de uma parceria firmada entre a prefeitura e a Sociedade Artística Brasileira (Sabra).

Ambos assinaram um termo de cooperação cultural, técnica e científica para a restauração dos patrimônios históricos tombados cabo-frienses.

A iniciativa prevê que os imóveis passem por ações de restauro e preservação, com os custos sob a responsabilidade da Sabra, através da Lei Rouanet ou por captação de outras verbas.

A Sabra também será responsável pela reforma completa da Fazenda Campos Novos, em Tamoios. Essa ação será possível graças a um convênio entre o Poder Executivo e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com recursos do Fundo Especial da Alerj, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio.

Entre os locais de maior prioridade de conservação e restauro estão a Igreja de São Benedito, o Charitas e a Fonte do Itajuru. Caberá ao município a listagem final dos imóveis que serão atendidos, sempre de acordo com a ordem de prioridade e interesse municipal.

Ao todo, Cabo Frio conta com sete imóveis tombados pelo governo federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quatro pelo estado, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e 21 tombados pelo governo municipal, via Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac).

De acordo com o termo de cooperação, a parceria visa ainda a realização de projetos, ações culturais, técnicas e científicas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet (8.313/91) e outras fontes.

O termo de cooperação tem vigência de cinco anos, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado por igual período.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.