MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Páscoa: Diocese de Nova Friburgo altera celebrações devido ao covid-19

Comunicado contém determinações, além de orientações sobre como os fiéis podem celebrar a Semana Santa diante da pandemia

Por Redação Multiplix
27/03/20 - 14:19
Páscoa: Diocese de Nova Friburgo altera celebrações devido ao covid-19 Domingo de Ramos vai ser celebrado sem a presença dos fiéis | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

A Diocese de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, enviou nota à comunidade católica devido ao agravamento da pandemia de coronavírus no mundo e no Brasil, principalmente no estado do Rio. De acordo com o texto, esse é o momento de todos se unirem na fé e "vencerem o egoísmo e a indiferença".

Ainda segundo a nota, as Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) veem como modelo a imagem da casa familiar para a igreja, com a pandemia obrigando a reviver os primórdios e celebrar a fé nas famílias e com elas.

“Como Igreja Particular, seguimos nossos esforços para nos adaptarmos a este tempo de restrições e isolamento, mas também de renovação e reflexão. Damos conhecimento das determinações sobre como celebrar a Semana Santa neste ano, em sintonia com o Decreto de 19 de março de 2020, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, diz a nota.

Segundo as orientações, o domingo de ramos vai ser celebrado sem a presença dos fiéis e em horário conveniente para o celebrante. Em relação aos ramos abençoados, a recomendação é que eles possam ser distribuídos quando o confinamento cessar.

A Missa Crismal está adiada por tempo indeterminado, com data remarcada para quando a pandemia estiver controlada. Ainda segundo a nota, a Quinta-feira Santa também sofreu alteração.

“A título excepcional a todos os presbíteros é concedida a faculdade de celebrar neste dia, em lugar adequado, a Missa sem o povo. O lava-pés, já facultativo, omite-se. Ao final da Missa na Ceia do Senhor omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento guarda-se no Sacrário”, explicou a Diocese.

A Sexta-feira Santa, vai ser celebrada sem o povo. Na oração universal da Paixão do Senhor, a orientação é fazer uma intenção especial pelos doentes, defuntos e os que sofreram alguma perda.

“Na Vigília Pascal, os presbíteros celebram sem o povo. Para o início da Vigília omite-se a bênção do fogo, prepara-se e acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o Precônio Pascal. Segue-se a Liturgia da Palavra. Para a Liturgia Batismal, apenas se renovam as promessas batismais. Segue-se a Liturgia Eucarística”, orienta a nota.

Por fim, a missa de Páscoa vai ser celebrada sem a presença dos fiéis e em horário conveniente. Quem assina a nota é Dom Paulo Antônio De Conto, administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.