MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Países emergentes aumentam investimentos em energias sustentáveis

Aumento da demanda e crise mundial fazem nações em desenvolvimento investirem em novas fontes

Por Matheus Oliveira
16/07/18 - 10:23
Países emergentes aumentam investimentos em energias sustentáveis parque eólico. | Banco de imagens

Países emergentes aumentam investimentos em energias sustentáveis Aumento da demanda e crise mundial fazem nações em desenvolvimento investirem em novas fontes

O investimento em fontes renováveis de energia vem crescendo nos últimos anos em decorrência da crise mundial e da necessidade atender a novas demandas. Assim, países emergentes, como China e Índia vêm olhando com maior atenção para o mercado. Entre as energias renováveis, estão biomassa, eólica e solar.

Em 2015, o investimento na área bateu recorde mundial chegando à marca de 286 bilhões de dólares, tendo um aumento considerável entres os países em desenvolvimento de acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O fomento nas nações emergentes subiu 19% em 2015 e nos países em desenvolvimento diminuiu 8%.

A crise dos países ricos e a necessidade de atender a demanda do aumento da população fizeram com que o bloco em desenvolvimento olhasse mais para as fontes renováveis de energia.

“O investimento necessário para a aplicação da energia não poluente caiu consideravelmente nos últimos seis anos, e os países em desenvolvimento souberam criar projetos eficientes para aproveitá-las — elogia Usher, coautor da edição deste ano do relatório “Tendências Globais para o Investimento em Energia Renovável”. — A Europa está encurralada pela crise econômica, o que a fez desacelerar um pouco o abandono dos combustíveis fósseis e pode ter afetado a vontade política de alguns governantes, mas entramos em um caminho sem volta. Vamos continuar batendo recordes na adoção das fontes limpas”, declarou o chefe da unidade de finanças da Divisão de Economia da Pnuma, o canadense Eric Usher.

Neste ano, o Brasil aprovou sua adesão à Irena, agência internacional do setor. Com isso, o País passa a participar de forma direta das principais discussões da área. Relatório recente da Irena mostra que os leilões e projetos do setor são mais baratos que das fontes de energias tradicionais (combustíveis fósseis). Ainda segundo o mesmo documento, entre este ano e 2020, as energias sustentáveis serão vendidas ao preço de 3 centavos de dólar. Nos últimos anos, o valor variou entre 6 e 10 centavos de dólar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.