MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pacientes aguardam vaga para UTI Covid no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo

Prefeitura afirma que o município não recebe repasse de verbas para a abertura de leitos desde o fim do estado de emergência para a doença no Brasil

Por Kessia Coutinho
24/06/22 - 11:19
Pacientes aguardam vaga para UTI Covid no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo Hospital Raul Sertã tem 100% de ocupação nos leitos de UTI | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou nessa quinta-feira, 23, o boletim diário de casos, óbitos e internações causados pela Covid-19. Segundo as informações obtidas com os hospitais da cidade, há 50% de ocupação nas UTIs e 44,30% nas enfermarias.

A UTI do Hospital Municipal Raul Sertã segue com os leitos totalmente ocupados e ainda existe uma fila de espera para novas internações. Ainda de acordo com o boletim dessa quinta-feira, duas pessoas necessitam de vaga na Unidade de Terapia Intensiva.

A prefeitura, por meio de nota, informou que eles seguem sendo regulados pelo SUS, mas que a prefeitura mantém os leitos com recursos próprios:

Os leitos de terapia intensiva, atualmente, são arcados pelo município e não mais por repasse de verbas como anteriormente. Desde que o país saiu da condição de emergência para a Covid, em maio desse ano, eles são arcados pelo município. Além disso, o estado reverteu parte do investimento para os leitos de terapia intensiva geral, que antes não tinham credenciamento.

Boletim dessa quinta-feira indica espera por UTI no Raul SertãBoletim dessa quinta-feira indica espera por UTI no Raul Sertã | Arte: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo

A secretaria de Saúde informou ainda que está preparada para abrir mais vagas na cidade:

Novos leitos de enfermaria podem ser abertos a qualquer momento, e, em relação ao CTI, quando dito que a gestão está preparada, quer dizer que está apta para acolher os pacientes diante de um possível pico de contágio, tal como foi realizado em abril de 2021, quando o Hospital Municipal Raul Sertã chegou a ter 98 leitos de Covid-19.

O Portal Multiplix entrou em contato a Secretaria de Estado de Saúde pra saber sobre o repasse de verbas e aguarda resposta.

Sobre o histórico de saúde desses pacientes que aguardam a abertura de novos leitos, a prefeitura informou que não pode repassar esses dados sem a autorização dos familiares.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o momento da pandemia tem relação com as estações mais frias do ano, já que durante este período, o contágio de síndromes gripais se torna maior, assim como é notado em diversas cidades do país. A secretaria disse também que já é perceptível uma estabilização no número de novos casos de Covid, em comparação com as últimas semanas, e esclareceu o perfil dos pacientes vítimas da doença:

É notório que os óbitos registrados são de idosos, com comorbidade, sem o esquema vacinal completo. Além disso, nota-se que essas pessoas já possuíam alguma enfermidade e a Covid-19 se tornou um agravo no quadro clínico.

Em uma matéria publicada nesta semana pelo Portal Multiplix, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) cobra do governo municipal medidas para conter avanço da Covid, mas, por enquanto, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é apenas para que as pessoas com doses de vacina atrasadas busquem uma unidade de saúde para reforçar a proteção.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.