MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onde ler, no tablet ou no papel?

Por Hamilton Werneck
10/06/19 - 09:29

Eis a dúvida do momento. Junto com ela há uma outra: ler ou ouvir livros. Folhear páginas ou usar áudio books? São dúvidas que trazem consigo a necessidade de uma análise da situação, buscando o melhor e o mais correto. Verificaremos que muito dependerá da pessoa e das circunstâncias. Todo o cuidado é pouco e o turbilhão tecnológico não pode conviver com o tacape da era das cavernas.

Foto: Reprodução/Internet

A questão é que pode não dar certo nem para um, nem para o outro.

Comecemos com a leitura nos tablets. Tablet é um instrumento que emite luz e papel reflete luz. Eis a diferença básica. Quem estiver lendo num tablet terá a vista cansada mais depressa, poderá perder detalhes na leitura. É como se estivesse lendo em frente a uma janela num dia ensolarado. Apesar de existirem programas que transformam as telas numa espécie de papel fosco, mesmo assim o reflexo da luz permanece. Se um advogado que necessita analisar detalhes de uma sentença, perder alguma coisa, poderá ter a causa comprometida. O mais seguro é ler no tablet os textos sem compromisso ou para uma correção superficial. Quando se tratar de uma leitura final de uma correção, copie e leia no papel. Será muito mais seguro. A modernidade nos encanta e para cada atividade precisamos definir qual delas será usada.

Quanto ao áudio book lembro-me de uma tirinha muito interessante, onde dois universitários conversavam pela rua. Ela perguntou se o colega lera o livro de Machado de Assis para a prova de literatura e ouviu uma resposta curiosa: - ouvi um áudio book que dá no mesmo. A colega calou-se até chegar à sala onde a prova seria realizada. Durante a realização o colega pediu “cola”: - Ei, Nayara, traição se escreve com X ou com dois SS?

É isto que acontece quando uma pessoa que não assimilou vocabulário, pensa que ouvir tem o mesmo efeito de ler.

Só pode usar áudio book quem já está com o vocabulário desenvolvido e fixado. Esta ferramenta é ótima, sobretudo numa viagem de ônibus. Não cansará a sua visão e nem provocará um possível descolamento de retina.

Como se vê, coisas modernas e antigas podem conviver, trate cada uma conforme a finalidade. Só fazer leituras no tablet ou usar áudio book indiscriminadamente, pode ser uma atitude de aproximar um tacape de um computador.


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.