MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onda de frio: Teresópolis levará pessoas em situação de rua para abrigos e hotéis

Equipes dos órgãos municipais e da Defesa Civil foram mobilizadas e população pode ajudar

Por Redação Multiplix
28/07/21 - 16:08
Onda de frio: Teresópolis levará pessoas em situação de rua para abrigos e hotéis Durante onda de frio no início de julho, ação abordou pessoas em situação de rua em Teresópolis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, montou um planejamento estratégico para intensificar o acolhimento das pessoas em situação de rua devido à previsão da chegada da onda de frio mais intensa do ano até agora.

De acordo com a prefeitura, foram mobilizadas equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Consultório de Rua e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde, e agentes da Defesa Civil Municipal a fim de acolher as pessoas e amenizar os efeitos da queda de temperaturas.

“Além do abrigo da Associação Beneficente Sopão, a gestão municipal busca a parceria de uma iniciativa solidária criada recentemente para receber moradores em situação de rua. Também investe em vagas em hotel para acolhimento emergencial de mulheres e crianças", explica Valdeck Amaral, secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Ainda de acordo com o secretário, existe a possibilidade do Ginásio Pedrão também ser utilizado para abrigar a população em situação de rua, mas em último caso.

Rondas nas ruas e plantão

A Prefeitura de Teresópolis informou que durante a madrugada, profissionais trabalharão para atender pessoas em situação de vulnerabilidade, de manhã serão realizadas operações e, em caso de emergência, as equipes ficarão em plantão.

“Equipe do Desenvolvimento Social se unirá aos agentes da Defesa Civil e ao pessoal do Consultório de Rua para abordagens de pessoas em situação de rua, sempre a partir de 21h, com encaminhamento consentido aos abrigos da cidade", diz o secretário.

"Os homens serão encaminhados a dois abrigos, que estarão abertos para recebê-los. Mulheres e crianças encontradas em situação de rua serão levadas para hotéis da cidade, onde passarão a noite. No dia seguinte, elas serão encaminhadas a instituições para a continuidade do atendimento”, complementa Valdeck Amaral.

A Constituição Federal não permite que seja forçada a remoção da população de rua e quem se recusar a ir para um dos abrigos receberá cobertor para se proteger do frio.

“Durante o dia, às 6h, outra equipe da secretaria fará rondas em locais onde tenham moradores de rua. O objetivo é prestar atendimento a moradores que tenham se recusado ao acolhimento e que necessitem do apoio da Saúde ou de outro encaminhamento. Além disso, manteremos pessoal de sobreaviso durante 24 horas, com assistente social, técnico de abordagem social e um motorista para atender casos de emergência”, completa o secretário de Desenvolvimento Social.

Para ajudar, a população pode avisar onde há pessoas dormindo na rua pelos telefones (21) 92005-2021 e (21) 3641-5866, de segunda a sexta, das 9h às 18h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.