Onda de calor de janeiro não deve se repetir em fevereiro

Alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, que desmente boatos nas redes sociais

Por Redação Multiplix
04/02/19 - 14:37
Onda de calor de janeiro não deve se repetir em fevereiro Mês de janeiro teve temperaturas acima da média e pouca chuva | Foto: João Luccas Oliveira

Se você é daqueles que sofreram com a onda de calor que afetou o estado do Rio durante o mês de janeiro, pode ficar um pouco tranquilo porque a "fornalha" não deve se repetir. Pelo menos, não em fevereiro. É o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet. De acordo com o órgão, os fatores climáticos que levaram às altas temperaturas do mês passado não devem ocorrer novamente. Por isso, o mês que se inicia deve, sim, ter tempo quente, mas nada fora da normalidade.

Nas redes sociais, um texto informando sobre uma suposta onda de calor em fevereiro foi desmentido pelo Inmet que, em nota, afirma que a informação “não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”.

Segundo dados do Instituto Climatempo, as temperaturas médias históricas para o mês de fevereiro em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por exemplo, ficam entre 17ºC e 28ºC. Em Teresópolis, as máximas e mínimas médias são 16ºC e 27ºC.

Janeiro teve temperaturas acima da média

O primeiro mês do ano de 2019 foi de muito calor e pouca chuva, com temperaturas que não condizem com o clima ameno da Região Serrana neste período, castigando, especialmente no período da tarde, cidades como Nova Friburgo, Teresópolis, Bom Jardim, Cordeiro e Duas Barras.