MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que leva ao aparecimento de tantos animais silvestres em Cantagalo?

Coordenador de Vigilância Ambiental e Sanitária do município orienta quanto aos procedimentos a serem adotados no caso de encontrar um animal

Por Raphael Branco
03/12/19 - 13:19
O que leva ao aparecimento de tantos animais silvestres em Cantagalo? Fêmea lobo-guará, encontrada por moradores na localidade de Aldeia, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Nos últimos meses, o município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, registrou três casos de resgate de animais silvestres em área urbana. O mais recente foi o caso de um macaco bugio. Em todos os casos, moradores alertaram as autoridades, que fizeram os resgates.

A cidade tem grandes espaços rurais e predomínio de vegetação tropical. Esses elementos formam um cenário propício para o aparecimento da fauna silvestre.

O coordenador de Vigilância Ambiental e Sanitária de Cantagalo, Igor Teixeira Carvalho, afirma que a perda do habitat natural intensifica o aparecimento desses bichos.

“O animal vem há várias décadas perdendo território, aproximando mais o animal do ser humano. Então, essas áreas de transição entre a área rural e a urbana, você às vezes visualiza um animal silvestre com comportamento tranquilo”.

Casos recentes

A fêmea lobo-guará, encontrada por moradores na localidade de Aldeia, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e levada à veterinária com ferimentos na orelha e desnutrida. Mesmo ao passar por exames e cuidados médicos, o animal não sobreviveu.

O lobo-guará é considerado a maior espécie de canídeo das Américas e tem como característica o costume de andar trechos longos. “O lobo-guará é um animal do serrado e tem uma área de atuação de 120 a 160 km². Ele consegue andar até 12 km em uma noite, em busca de alimentos”, afirma Igor Teixeira.

Recentemente, foi a vez de um bicho preguiça ser resgatado pela Guarda Ambiental, próximo a uma usina de reciclagem da cidade. A guarda informou que o animal foi levado do local e solto na natureza.

O último caso foi o aparecimento de um macaco bugio, que atravessava uma estrada. Segundo moradores, o primata ronda as redondezas há meses e é alimentado pela população. A atitude não é aconselhada pela Vigilância Ambiental e Sanitária.

“Esse é o pedido que a Vigilância Ambiental de Cantagalo faz: não alimentar para que ele possa retornar para um lugar mais seguro. O animal está plenamente saudável e não tendo alimento fornecido pela população, ele vai voltar para o interior de uma mata”, comenta.

Orientações à população

Em casos de contato, é importante que a população não faça ações que levem ao estresse destes animais. A orientação dada pela Secretaria de Meio Ambiente de Cantagalo, é que sejam acionados a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.

Uma das formas de contato é pelo telefone (22) 2555-4279, da Vigilância Ambiental, e na própria Secretaria de Meio Ambiente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.