MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que a sua voz pode falar sobre você? Festival de Inverno do Sesc traz oficina sobre saúde vocal em Friburgo

Fonoaudiólogo Alfredo Cunha afirma que a personalidade e os hábitos imprimem características especiais

Por Nai Frossard
21/07/22 - 17:51
O que a sua voz pode falar sobre você? Festival de Inverno do Sesc traz oficina sobre saúde vocal em Friburgo Alfredo fala sobre a importância de cuidar da saúde da voz no Sesc de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Sesc

Quando uma pessoa está falando, ela nem imagina na quantidade de características que a sua voz pode revelar.

O fonoaudiólogo Alfredo Cunha, convidado para ministrar duas oficinas no Festival de Inverno do Sesc nesta quinta-feira, 21, e sexta, 22, sobre os caminhos da voz, fala sobre higiene vocal e aponta os sinais de alerta sobre possíveis problemas.

Alfredo é especialista em exercícios para a voz, mas vai além. As emoções e a respiração, de acordo com Alfredo, são determinantes para a emissão do som.

Ele explica que as condições psicológicas são fundamentais, podem 'desorganizar uma voz':

Por exemplo, uma pessoa que tem medo de falar em público, que fica nervosa quando vai falar, influencia na voz. A voz pode ficar trêmula, pode ficar um pouco mais fraca.

Alfredo Cunha afirma que voz é diferente da fala. “Voz é o som e o som se transforma em palavra na nossa fala”.

Instrumento vocal

Ele destaca que o som acontece de diversas formas, com agudos e graves, no que ele chama de “orquestração da fala”. Isso, como identifica Alfredo Cunha, pode afetar o discurso de uma pessoa.

Um estudo de psicodinâmica mostra a dimensão psicológica que a voz causa na fala. E uma tabela revela as suas diversas interpretações. Inconscientemente, a voz pode provocar reações, transmite ideias através de subjetividades.

Às vezes, não é o que você falou, mas é como você falou. A palavra é a mesma, mas a interpretação que foi feita por aquela voz já deu uma outra ideia do teor do discurso.

O objetivo do estudo de psicodinâmica vocal não é identificar as personalidades das pessoas, como explica o especialista:

Não é sobre analisar personalidades, mas refletir como isso vai impactar na voz. É sobre o impacto do som da voz no discurso daquela pessoa.

Os cuidados

O fonoaudiólogo destaca meios para garantir a saúde vocal. Exercícios, hábitos de vida saudável e uma boa alimentação são fatores que influenciam positivamente na voz.

Se há cansaço ou estresse vocal, Alfredo afirma que a pessoa deve procurar um profissional para diagnóstico correto e tratamento adequado. E recomenda:

Os exercícios vocais são importantes, mas um método subjetivo que recomendo é a autopercepção constante. A pessoa deve se perceber o tempo todo: suas tensões, respiração e como está a sua voz. Se existe algum tipo de fatiga, a pessoa deve procurar um profissional para acompanhamento e orientação dos exercícios indicados.

A fonoaudióloga Monica Sias Ismério, também especialista em voz, alerta para alguns inimigos da saúde vocal, como o cigarro, o álcool, alimentos ácidos ou muito condimentados – e alguns específicos, como chocolate e leite integral. Ela afirma:

Uma voz saudável tem qualidade vocal, como bom tom, bom timbre e boa frequência. Se ela termina o dia e não tem cansaço vocal e não apresenta rouquidão, está tudo bem. Mas se apresenta uma disfonia (rouquidão) é hora de procurar um profissional.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.