O calor que sentimos pode ser maior do que a temperatura real. Você sabe o por quê?

Sensação térmica pode variar de acordo com a umidade e velocidade do vento

Por Sara Schuabb
23/01/19 - 11:45
O calor que sentimos pode ser maior do que a temperatura real. Você sabe o por quê? Além da temperatura, a sensação térmica também é influenciada pela umidade do ar | Foto: João Luccas Oliveira

No verão deste ano tem feito muito calor na Região Serrana, com as máximas chegando a uma média de 30ªC. Mas o que muitos não sabem é que a temperatura marcada nos termômetros pode ser diferente da que sentimos. Trata-se da sensação térmica.

Segundo o físico Alexandre Gago, a sensação térmica é dada não apenas pela temperatura, mas também pela velocidade do vento e umidade do ar. “Existem várias fórmulas de se realizar essa medida, mas no Brasil não há uma medida oficial.”, diz.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Almerino Marinha, a sensação térmica é uma medida empírica e só pode ser calculada por uma fórmula complexa que utiliza as variáveis temperatura e umidade e também a velocidade do vento. “O que posso dizer é que a umidade tende a aumentar a densidade do ar e, com isso, a sensação do calor pode ser maior do que a registrada nos termômetros.”, explica.

Isso quer dizer que quem está em Brasília, por exemplo, com a temperatura marcando 30º C, mas com a umidade baixa, pode estar com a sensação térmica abaixo da temperatura marcada no termômetro. Enquanto quem está na Região Serrana, em um dia quente, marcando também 30º C, mas com umidade alta, a sensação de calor pode ser maior porque a umidade deixa o ar mais denso e, em contato com nossa pele, pode causar mais calor. O vento também influencia a temperatura corporal.

Previsão do tempo para semana

A previsão do tempo para esta semana na Região Serrana é de calor durante o dia, com probabilidade de pancadas de chuvas ao final da tarde e à noite. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet, em Nova Friburgo, a temperatura nesta quarta-feira, 23 de janeiro, deve variar entre 20º C e 26º C e o dia pode ficar encoberto, com chuviscos à tarde. Na quinta, 24, pode variar entre 19º C e 28º C. E, na sexta, 25, a temperatura pode ficar entre 19º C e 25º C, com o tempo encoberto. Já no sábado, 26, a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuvas à tarde e com variação de temperatura entre 17º C e 27º C.

Já de acordo com o Climatempo, nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o dia será ensolarado, com aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura deve variar entre 18º C e 28º C. Na quinta, 24, deve variar entre 17º C e 28º C, com sol pela manhã e também com pancadas de chuva à tarde e à noite. Na sexta, segue como no dia anterior e a temperatura pode variar entre 18º C e 24º C. Já no sábado, o dia amanhece ensolarado, com muitas nuvens e com previsão de chuva à tarde e à noite, com mínima de 19º C e máxima de 24º C.

Em Teresópolis, de acordo com o Inmet, nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o tempo segue encoberto com previsão de chuvisco à tarde e a temperatura pode variar entre 20º C e 25º C. Na quinta-feira, 24, a variação fica entre 20º C e 26º C, e na sexta-feira, 25, entre 19º C e 23º C. No sábado 26, o dia será encoberto, com pancadas de chuvas e trovoadas, com variação entre 18º C e 24º C .

De acordo com o Climatempo, esta semana em Teresópolis deve amanhecer ensolarada, mas devem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite. Nesta quarta-feira, 23, a temperatura pode variar entre 20º C e 32º C. Na quinta-feira, 24, entre 19º C e 32º C, na sexta, 25, entre 20 e 28, e no sábado, 26, entre 21º C e 28º C.