MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova plataforma digital ajuda a impulsionar as vendas dos produtores da Região Serrana

Ferramenta também oferece diversas informações para os empreendedores

Por Redação Multiplix
21/10/20 - 15:54
Nova plataforma digital ajuda a impulsionar as vendas dos produtores da Região Serrana Plataforma já pode ser acessada na internet | Foto: Reprodução/Plataforma Terra Nossa

Os varejistas, restaurantes, hotéis e outros segmentos que quiserem entrar em contato com os produtores rurais e as agroindústrias localizadas na Região Serrana do Rio, agora podem acessar a plataforma Terra Nossa Negócios. A iniciativa do Sebrae Rio visa apoiar os produtores rurais fluminenses a vencerem os desafios de acesso a mercado e tecnológicos.

Os produtores e agroindústrias vão poder oferecer seus produtos e também encontrar os compradores. Além disso, a ferramenta digital oferece conteúdos que facilitam as vendas.

"É um local exclusivo, criado para os produtores rurais e agroindústrias conhecerem e conquistarem novos mercados. Para os pequenos varejistas de alimentos, também é uma grande oportunidade para encontrarem os produtos fresquinhos e deliciosos da região e fecharem bons negócios", contou Raquel Mattos Stumm, analista do Sebrae Rio.

A iniciativa veio após um estudo realizado pelo Sebrae, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que demonstrou que a transformação digital ocorrida na agricultura pode contribuir significativamente para o Brasil fortalecer sua posição como um dos líderes mundiais em produção e exportação de alimentos, com base no aumento da produtividade e no uso sustentável dos recursos naturais.

Ainda segundo a pesquisa, a agricultura digital envolve o potencial uso de aplicativos, redes sociais, plataformas digitais, internet das coisas, entre outras inovações que podem amparar as decisões antes e depois da porteira.

Na plataforma já estão cadastrados 50 mercados varejistas, além das prefeituras da Região Serrana, que realizam a aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar das Escolas Municipais de Bom Jardim, Duas Barras, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano Moraes.

"Com a plataforma será mais fácil encontrar todos os produtos para serem comercializados no meu estabelecimento", afirmou o empresário Felipe Fernandes.

Na plataforma também podem ser encontrados conteúdos e informações de interesse dos produtores rurais, como: formalização, emissão de nota fiscal, divulgação das chamadas públicas para venda da merenda escolar, entre outros assuntos.

Segundo o Sebrae, os produtores rurais que vão começar a oferecer seus produtos na plataforma são os que já participam do Programa Terra Nossa, do Sebrae Rio que, além de ampliar mercado para os empreendedores, oferece capacitações e consultorias para aproximadamente 100 produtores.

"O Programa Terra Nossa nos ajudou muito. Aprendi tanto com os consultores quanto com produtores que participaram das capacitações, houve uma troca de experiência muito grande. Participei também das rodadas de negócios presenciais, em 2019 e agora, online. Conheci os mercados varejistas da região, com o apoio do Sebrae, que resultou em vendas e consegui expandir a divulgação dos meus produtos. Inclusive, aprendi a negociar com varejistas de médio e grande porte", ressaltou Claudinei Marins, produtor rural do município de Cordeiro.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.