MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo vai receber unidade móvel de prevenção e combate à hanseníase

Projeto Roda-Hans vai oferecer atendimento médico e capacitações para profissionais da saúde; ônibus vai ficar no município do dia 9 a 11 de setembro, no pátio da UPA de Conselheiro

Por Luisa Machado
05/09/19 - 09:14
Nova Friburgo vai receber unidade móvel de prevenção e combate à hanseníase Atendimento a pacientes e qualificações para profissionais da saúde serão oferecidos pelo Roda-Hans | Foto: Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai receber a visita do Roda-Hans, uma unidade móvel que viaja a diferentes municípios e oferece consultas médicas a portadores de hanseníase, além de treinamentos, palestras e esclarecimentos a profissionais da Saúde.

A iniciativa, que é fruto de parceria do governo federal com o governo estadual, chega à cidade na próxima segunda-feira, 9 de setembro, e fica no município até quarta-feira, dia 11. No primeiro dia da iniciativa, uma equipe especializada fará treinamento teórico e prático sobre hanseníase com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas da cidade.

Nos dias 10 e 11 de setembro, o veículo, estacionado no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, vai realizar testes de hanseníase, dando atenção, principalmente, a pacientes que já tiveram a doença nos últimos cinco anos.

Ademais, a rede pública municipal também conta com atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na rede pública, em unidades básicas de saúde e em referências. O tratamento da hanseníase é ambulatorial, ou seja, não necessita de internação.

Sobre a doença

Transmitida através da respiração e da saliva, a hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, nome em homenagem ao descobridor do organismo. Informações da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, mostram que a doença causa lesões neurais pelo corpo, diminuição da força muscular e pode, também, estar relacionada a perda de sensibilidade a calor, frio, dor e tato.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.