MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo terá ações de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti

Mosquito transmite doenças como a dengue, a zika e a chikungunya

Por Redação Multiplix
15/03/19 - 17:07
Nova Friburgo terá ações de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti A tradicional feira de Olaria receberá ação em combate ao mosquito transmissor da dengue | Foto: USDA-ARS

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, desenvolverá, a partir da próxima semana, diversas ações pela cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro.

No domingo, 17, uma atividade será promovida na tradicional feira de Olaria, com orientação dos profissionais e panfletagem.

Nas escolas, além dos professores abordarem o tema em suas respectivas disciplinas, três unidades de ensino receberão a visita da equipe de Vigilância Ambiental, que farão o trabalho em parceria com a Atenção Básica e o Programa Saúde na Escola.

Já nas unidades básicas de saúde, as ações serão desenvolvidas em toda comunidade, seja na sala de espera com orientações dos enfermeiros e até mesmo em visitas domiciliares.

De acordo com Fabíola Braz Pena, subsecretária de Vigilância em Saúde, a escolha do bairro Olaria para o início da campanha foi estabelecida pelo resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) realizado no município.

Apesar de já termos conseguido a redução do índice na localidade, por ser uma área extremamente populosa, temos um médio risco de transmissão da doença. Esta é uma área que sempre estamos atentos aqui na Vigilância de Saúde Ambiental, e que persiste nesse risco. Tentamos, com essas ações, conscientizar a população. Que as pessoas tirem, pelo menos alguns minutos por semana, para verificar sua casa, seu trabalho, para que nenhum criadouro de mosquito se forme.

Ainda de acordo com a subsecretária, “precisamos impedir novos ciclos do mosquito que transmite tantas doenças graves como zika e a febre chikungunya. Esperamos que estas atitudes se reverberem em todas localidades de Nova Friburgo, visto que temos a circulação desse mosquito em todo território e que todos devemos estar atentos. Todos nós estamos suscetíveis à essas doenças”.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.