MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo tem novas secretárias de Saúde e Assistência Social

Emmanuele Marques ocupará lugar de Tânia Trilha na Saúde, enquanto Cláudia Mara Barbosa ficará à frente da Assistência

Por Redação Multiplix
13/06/19 - 08:32
Nova Friburgo tem novas secretárias de Saúde e Assistência Social Emmanuele Marques, até então secretária de Assistência Social, vai para a Secretaria de Saúde | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Duas secretarias de Nova Friburgo têm novas gestoras a partir desta quinta-feira, 13 de junho. A Secretaria de Saúde será comandada por Emmanuele Marques, até então secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho do município. Ela passa a ocupar a pasta, que ficou vaga após a saída de Tânia Trilha. Já Cláudia Mara Barbosa foi anunciada como nova secretária de Assistência. A informação foi divulgada na noite de quarta-feira pela prefeitura.

Novo comando na Saúde

Segundo o Executivo, a nova secretária de Saúde tem ampla experiência e, além de formada em assistência social, possui em seu currículo certificação de auditora em processos de saúde. “À frente da nova pasta, Emmanuele vai atuar com foco na humanização dos processos do SUS e centralidade no paciente”, diz trecho do comunicado enviado à imprensa.

Na época em que assumiu a secretaria de Assistência Social, em junho de 2018, a prefeitura informou que Emmanuele tinha em seu currículo passagem pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de ter coordenado a Casa de Acolhimento Vila Sorriso (antiga Casa de Passagem), entre outros feitos.

Ainda de acordo com a nota, a subsecretaria de Saúde ficará sob responsabilidade de Yanes José Martinez, que atuava na gerência de processos administrativos da secretaria de Assistência Social desde 2018.

Cláudia Mara Barbosa, nova secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e TrabalhoCláudia Mara Barbosa, nova secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Nova gestora na Assistência Social

Na Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, assume Cláudia Mara Barbosa. Ela também é assistente social de formação e durante 20 anos foi funcionária concursada na Prefeitura de Nova Friburgo. Aposentou-se pelo município e foi convidada para retornar à pasta no ano passado, ocupando o cargo de gerente de proteção especial.

Motivação das trocas

As mudanças no secretariado ocorrem após o vazamento de um áudio, na noite de segunda-feira, envolvendo a ex-secretária de Saúde de Nova Friburgo, Tânia Trilha. No material, Tânia dá ordens ao então diretor-médico do Hospital Municipal Raul Sertã, Arthur Mattar Gremion, sobre o caso de um paciente que necessitava de internação imediata em CTI, sob ordem Judicial.

O que chamou atenção no áudio divulgado, é a forma como a ex-secretária se refere ao caso. “Que opere o paciente ou que ele morra, entendeu? Pra gente se ver livre do problema”, diz em trecho da fala.

A declaração de Tânia se espalhou rapidamente pelas redes sociais e provocou revolta em muitos friburguenses.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Friburgo: em dois anos e meio, gestão Renato Bravo teve cinco secretários de Saúde

Caiu! Secretária de Saúde de Nova Friburgo deixa cargo após vazamento de áudio


O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) chegou a publicar nota de repúdio em seu site, denunciando o ocorrido no Hospital Raul Sertã, alegando que a atitude da secretária feria os princípios fundamentais do Código de Ética Médica e da Constituição Federal.

O Cremerj ainda afirmou que ingressaria com representação de improbidade administrativa no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por violação do princípio da moralidade administrativa.

A Comissão de Saúde, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas da Câmara Municipal, por meio de seu presidente, vereador Wellington Moreira (MBD), também se posicionou sobre o caso e ingressou com um requerimento no MPRJ solicitando a exoneração imediata da secretária de Saúde.

A história chegou a um desfecho no início da noite de terça, quando a Prefeitura de Nova Friburgo comunicou que Tânia havia pedido exoneração do cargo diante da repercussão do caso. Em uma rede social, a ex-secretária publicou nota em que justificou o contexto do áudio, afirmando que “disse com ênfase as frases veiculadas no áudio de forma isolada, buscando não a morte do paciente, mas a resolutividade da circunstância”. Tânia afirmou ainda que “medidas judiciais cabíveis serão tomadas”, a respeito da divulgação do áudio.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.