MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo tem dois casos registrados de H1N1

Duas idosas tiveram o diagnóstico da doença confirmado nessa sexta-feira

Por Juliana Guzzo
10/05/19 - 18:38
Nova Friburgo tem dois casos registrados de H1N1 H1N1: Confirmados primeiros casos do ano na cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Na tarde dessa sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo confirmou através do site oficial da prefeitura os primeiros casos da gripe H1N1 deste ano na cidade serrana do Rio. As pacientes, duas idosas, foram atendidas no Hospital Municipal Raul Sertã, onde foram realizados exames laboratoriais que confirmaram a doença, na manhã de hoje.

As idosas buscaram o hospital com sintomas de gripe e passaram por testes que confirmaram a presença do vírus. Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde - Lacen, no Rio de Janeiro, que é especializado neste tipo de análise.

Um terceiro caso foi confirmado na cidade, em um paciente do município de Cordeiro, que foi atendido em um hospital particular de Nova Friburgo. Outros casos suspeitos ainda estão aguardando resultado do Lacen.

As idosas não tinham tomado a vacina contra gripe. A Secretaria de Saúde reforçou o alerta para que as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação se imunizem: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos, professores, profissionais da saúde, policiais, bombeiros, doentes crônicos, gestantes e mulheres, até 45 anos, que deram a luz recentemente.

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe continuará até o dia 31 de maio. As pessoas podem se vacinar nos Postos de Saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro); Tunney Kassuga (Olaria) e Waldir Costa (Conselheiro Paulino), de segunda à sexta-feira, entre 8h e 16h30. Moradores de São Geraldo podem ir à Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, terça e quinta-feira, das 9h às 16h.

Na próxima semana, as unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão cumprindo o calendário de imunização em Galdinópolis e Macaé de Cima, na quarta-feira, 15 de maio, das 9h às 16h. No dia 20, segunda-feira, a ação será nas Estratégias de Rio Bonito e Rio Bonito de Cima.

Algumas medidas simples, recomendadas pelo Ministério da Saúde, podem ser adotadas por todos os cidadãos para proteção contra gripe Influenza:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar;

  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

  • Manter os ambientes bem ventilados;

  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

  • Evitar aglomerações e ambientes fechados.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.