MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo recebe ação do 'Agosto Dourado' em prol do aleitamento materno nesta quarta

Mês é dedicado ao incentivo e promoção da amamentação em diversas cidades

Por Natalia Amorim
02/08/22 - 17:19
Nova Friburgo recebe ação do 'Agosto Dourado' em prol do aleitamento materno Ações especiais para mulheres grávidas e puérperas vão acontecer no Hospital Maternidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o tema 'Apoiar a amamentação é cuidar do futuro', a Campanha Nacional de Amamentação 2022, em alusão à Semana Mundial da Amamentação, pelo Ministério da Saúde, foi lançada nesta semana.

O mês de agosto é conhecido como 'Agosto Dourado' por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno. A cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a equipe do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro realizará nesta quarta-feira, dia 3, palestras para gestantes e puérperas com orientações sobre o assunto. Também haverá atividades para as mulheres presentes, como massagem.

O evento é aberto ao público e começa às 14h, no auditório da unidade, que fica no centro da cidade.

Segundo a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, as atividades estarão abertas a todas as grávidas e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) que decidirem participar:

Para um crescimento saudável é importante que nossas crianças tenham o acesso ao leite materno até pelo menos seis meses de vida, mas, é claro, que amamentar por mais tempo é o indicado.

Nicole reforça que a campanha 'Agosto Dourado' vem para reforçar a importância desse alimento para os bebês:

Pensando nisso, mais uma vez, a equipe da maternidade realizará ações em celebração ao mês e a Semana da Amamentação.

Amamentação no Brasil

A amamentação traz uma série de benefícios para a mãe e o bebêA amamentação traz uma série de benefícios para a mãe e o bebê | Foto: Banco de Imagem

Atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança 45,8% dos bebês com até seis meses.

Para as mulheres, amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.

Para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

Dados recentes mostram que a prevalência de aleitamento materno na primeira hora de vida é de 62%.

Há ainda uma prevalência de aleitamento materno de mais de 60% para crianças menores de dois anos.

A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.