MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece entre 16 e 20 de outubro, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro da cidade

Por Redação Multiplix
15/10/18 - 10:50
Nova Friburgo promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Nova Friburgo sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. | Foto: Banco de Imagens

Com a participação de várias instituições e com o intuito de discutir projetos para a área, Nova Friburgo realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 16 e 20 de outubro, liderada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior.

O evento deste ano conta com o apoio de instituições como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), o Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e a Universidade Estácio de Sá.

A abertura ocorre na terça-feira, dia 16 de outubro, às 18h30, no Teatro Municipal de Nova Friburgo Laércio Rangel Ventura, com a presença de diversos representantes das instituições de ensino e pesquisa responsáveis pela organização e realização do evento.

Já nos dias seguintes, o evento será na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em horários alternados, sendo nos dias 17 e 19 das 13h às 20h, e nos dias 18 e 20, o evento ocorre entre 9h e 16h.

A 6ª edição da “SNCT 2018” ampliará seu alcance para a região Centro-Norte fluminense, pois centenas de estudantes dos municípios de Bom Jardim, Cordeiro e Duas Barras, participarão do evento, apoiados por um projeto, elaborado pela organização do evento e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

E, ainda, com o apoio do CNPq, será possível viabilizar a tradução simultânea em Libras em algumas das programações, incluindo a cerimônia de abertura, no dia 16.

O coordenador direto do evento, o subsecretário Bruno Lannes, reafirma a importância da participação desses alunos, incluindo das escolas públicas e particulares de Nova Friburgo.

“Preparamos com muito carinho uma programação onde todos possam participar, aproveitar e apresentar seus trabalhos, por exemplo, voltados para o tema da Semana. Por isso, estamos indicando, para aquelas escolas que ainda não se programaram para ir ao evento, que façam um dia letivo dentro do evento, pois, além de conhecerem um pouco mais sobre todas as áreas envolvidas, com certeza será um momento de muito aprendizado para os alunos”, enfatiza Bruno.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, “tal conjunto fortalece Nova Friburgo como polo de inovação no interior fluminense, apresentando excelentes perspectivas de avanços em áreas diversas como produção de cervejas artesanais e de lúpulo, tecnologia de informação e serviços associados a energias renováveis, nas quais é vital a incorporação dos acelerados avanços científicos e tecnológicos de nosso tempo”.

Atividades

Estão previstas para ocorrer dezenas de atividades ao longo do evento, como a já tradicional ETARSERRA (Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana do Instituto de Saúde de Nova Friburgo), também em sua sexta edição; experimentos científicos diversos nas tendas da Caravana da Ciência da Fundação CECIERJ, que estarão localizadas na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade; além de palestras, rodas de conversas; entre outras atividades, todas com o objetivo de contribuir para a popularização da ciência, tecnologia e inovação em Nova Friburgo e região.

Também serão abordados, ao longo da semana, temas como a participação da mulher na Ciência brasileira, mostra de robótica e astronomia, impressão 3D, tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, evolução da informatização na educação municipal, desenvolvimento sustentável, sistema de câmeras Nova Friburgo Cidade Inteligente, formação profissional através do Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário (Cevest), arte e cultura, entre outros.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.