MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo promove campanha de prevenção ao Sarampo

“Férias Sem Sarampo” tem o objetivo de fazer pais e responsáveis aproveitarem as férias escolares para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

Por Matheus Oliveira
18/07/18 - 14:40
Nova Friburgo promove campanha de prevenção ao Sarampo Camara Municipal de Nova Friburgo. | Divulgação

Com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis para aproveitarem o período de férias escolares e para atualizarem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da Coordenação de Imunização iniciou nesta semana, a campanha “Férias Sem Sarampo”.

Os locais de vacinação do município estão com todas as vacinas contra o sarampo disponíveis para crianças, adolescentes e adultos. A imunização é oferecida à população ao longo de todo ano. Entretanto, esta campanha vem intensificar a cobertura vacinal na cidade oferecendo atualização da caderneta, incluindo a vacina contra o sarampo, doença que estava erradicada há anos, mas reapareceu no estado do Rio de Janeiro.

Os Postos Sylvio Henrique Braune (Suspiro) e Waldir Costa (Conselheiro Paulino), atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. O Posto Tunney Kassuga (Olaria) funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 08h às 12h. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo) atende de terça à quinta-feira, das 9h às 16h. Enquanto a UBS Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) imuniza de terça à sexta-feira, das 9h às 16h.

Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Pólio

 A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, com o Dia D em 18 de agosto. A ação é voltada para crianças entre 1 ano e menores de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente da situação vacinal.

 É importante ressaltar que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) tem recomendação de 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. População em geral entre 30 e 49 anos tem recomendação de apenas 1 dose.

 Ressaltando que a campanha nacional indiscriminada é apenas para crianças entre 1 ano e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou desconheçam.

Sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou no dia 9 de julho, dois casos de sarampo no território fluminense, após análises realizadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde. Os infectados são moradores da cidade do Rio de Janeiro. Os sintomas do sarampo aparecem 14 dias depois do contágio e 3 dias após surgirem as manchas típicas da doença. Os principais sintomas são: febre acima de 38ºC, Dor de Garganta e tosse seca, Dor Muscular e cansaço excessivo, manchas vermelhas na pele que se espalham pelo corpo e não coçam, pontinhos brancos no interior da bochecha e vermelhidão nos olhos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.