MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo participa de programa de análise de agrotóxicos da Anvisa

Programa recolherá amostras de 14 produtos de origem vegetal para depois criar políticas de qualidade dos alimentos

Por Matheus Oliveira
16/11/18 - 13:49
Nova Friburgo participa de programa de análise de agrotóxicos da Anvisa Anvisa está analisando a qualidade dos produtos oriundos da zona rural de Nova Friburgo . | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos à população, além de avaliar e monitorar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a cidade Nova Friburgo no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), junto com outros cinco municípios do território fluminense. A coleta dos produtos começou em outubro na cidade da Região Serrana.

O primeiro produto coletado foi o pepino e a Anvisa escolheu outros 13 para realizar a análise: banana, cebola, couve, laranja, maçã, milho, soja, trigo, uva, aveia, mamão, pera e abobrinha. A logística de transporte é planejada para que os alimentos cheguem em bom estado de conservação aos laboratórios estaduais de saúde pública responsáveis pela emissão dos laudos, dois em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Goiânia. Vale destacar que os produtos são escolhidos de dentro de uma caixa fechada nos estabelecimentos comerciais.

Em posse das conclusões obtidos após a análise, o órgão fiscalizador irá desenvolver ações, e políticas de qualidade dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros.

O proprietário do estabelecimento selecionado deverá informar aos fiscais da Anvisa dados sobre a compra para que a instituição identifique produtor e data. Cabe ressaltar que o comerciante não sofrerá nenhuma sanção, independentemente do resultado da pesquisa. Já o produtor rural, terá uma capacitação, e o máximo que poderá acontecer é a notificação de algum deles, caso as taxas sejam muito superiores às permitidas.

Abaixo, estão alguns dos exemplos de desdobramentos dos resultados do PARA que contribuem para a qualidade dos alimentos ofertados no mercado varejista:

  • Medidas educativas e coercitivas visando garantir a utilização de agrotóxicos segundo as Boas Práticas Agrícolas (BPA);

    • Os dados de resíduos encontrados permitem avaliar o risco à saúde devido à exposição aos agrotóxicos nos alimentos;
    • Subsidia a reavaliação de agrotóxicos para a tomada de decisão sobre a restrição e o banimento de agrotóxicos perigosos para a saúde da população.

O Programa é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa em conjunto com os órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública. Desde a criação do PARA já foram analisadas mais de 30.000 amostras referentes a 25 tipos de alimentos de origem vegetal.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.