MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo em alerta para o período de estiagem

Após início de ano com índice pluviométrico abaixo do normal, confira como ficará o regime de chuvas nos próximos meses

Por Bernardo Fonseca
31/05/21 - 10:50
Nova Friburgo em alerta para o período de estiagem Climatempo prevê chuva dentro ou abaixo da média em grande parte do país em junho e julho | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As chuvas do verão e do outono de 2021 ficaram abaixo do normal em grande parte do país, incluindo o estado do Rio de Janeiro. Isso fez com que muitas áreas do Sudeste do Brasil entrassem no período normal de estiagem, que vai de abril a setembro, já com um quadro de seca. E o prognóstico de precipitações para os próximos meses não é dos melhores, o que afeta o abastecimento de água em muitos municípios.

“O fenômeno La Niña atrapalhou o regime de chuva do verão 2021 no centro-sul do Brasil”, explica ao Portal Multiplix a previsora da Climatempo, Josélia Pegorim.

“Mas o mais importante foi a configuração da temperatura da água do Atlântico Sul, na costa do Brasil que não permitiu a organização de canais de umidade com maior abrangência sobre interior do Sudeste”, complementa.

Um desses canais é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que forma um corredor de umidade entre a Amazônia e o oceano, afetando tipicamente o estado do Rio, o que não ocorreu em 2021. “A chuva volumosa deste sistema ficou concentrada sobre o norte de Goiás, o centro-norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e parte da Bahia”, afirma.

A previsão da Climatempo é de que a chuva fique dentro ou abaixo da média no estado do Rio de Janeiro e em quase todo o país nos meses de junho e julho. Mas o mês de agosto, normalmente muito seco, deverá surpreender. “Apenas o mês de agosto dever ser excepcionalmente úmido e o estado do Rio de Janeiro terá mais chuva do que o normal”, revela.

A chuva desta época é altamente dependente da passagem de frentes frias pelo país. Só que nem todas as frentes que chegam ao Sudeste durante o inverno conseguem efetivamente provocar chuva. Aliás, muitas vezes nuvens se formam, o ar esfria bruscamente, mas não chove.

“O Rio de Janeiro, por ser um estado litorâneo, sente mais a passagem das frente frias, que deixam mais umidade sobre o estado. Mesmo assim, este inverno de 2021 será quase todo com chuva dentro a abaixo das médias históricas do estado”, finaliza Josélia.

Abastecimento de água

Na reta final do inverno e início da primavera, Nova Friburgo costuma sofrer com falta d'água em regiões mais altas ou afastadas, diante da menor disponibilidade de recursos hídricos nos reservatórios.

Embora os mananciais que abastecem os sistemas de distribuição de água em Nova Friburgo estejam dentro dos níveis esperados para o período, a concessionária Águas de Nova Friburgo orienta a população que durante o período de estiagem faça o uso consciente da água.

A empresa informou ao Portal Multiplix que como prevenção, técnicos estão na fase final de estudos para apresentar alternativas para equilibrar o fornecimento de água nas áreas mais afetadas durante o período mais rigoroso da estiagem.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.