MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo e Teresópolis são selecionadas para programa nacional de turismo

Municípios foram contemplados em projeto do Governo Federal para impulsionar o setor no país

Por Redação Multiplix
29/05/19 - 17:04
Nova Friburgo e Teresópolis são selecionadas para programa nacional de turismo Rodovia BR-116, principal ligação do município de Teresópolis com o Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Assessoria CRT - BR-116

As cidades de Nova Friburgo e Teresópolis foram selecionadas nesta semana, pelo Ministério do Turismo, para receber investimentos do programa Investe Turismo, uma parceria do Governo Federal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Embratur. A novidade foi divulgada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e estabelece 30 rotas turísticas em todo o Brasil.

O objetivo da iniciativa é estimular o movimento do turismo no país. Os roteiros selecionados vão receber investimentos, acesso ao crédito, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas.

De acordo com o Ministério do Turismo, o programa será uma parceria entre setor público e iniciativa privada, com um investimento inicial de R$ 200 milhões, oriundos do Sebrae. Ao todo, 158 municípios de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal serão beneficiados com ações para incentivar a atividade turística.

Segundo o Governo Federal, esses destinos responderam, em 2018, por 50,1% do fluxo de turistas nacionais e por 79,1% do fluxo de turistas estrangeiros que visitam o país.

Assim como as demais cidades, Nova Friburgo e Teresópolis vão receber técnicos do Ministério do Turismo e do Sebrae que, com apoio das respectivas secretarias municipais de Turismo, vão apontar necessidades de investimentos como construção e modernização de hotéis, restaurantes, melhorias da infraestrutura e no atendimento receptivo.

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, que está em Brasília, destaca que a seleção da cidade é uma oportunidade de melhorar o turismo local.

“Tenho muito orgulho de ver o turismo de nossa cidade prosperando. Todo mundo ganha: os hotéis, os restaurantes, o comércio, os postos de combustíveis, as farmácias. Turismo é um setor que movimenta a economia dos municípios e estamos empenhados nisso. O programa do Governo Federal em parceria com o Sebrae certamente vai ajudar Nova Friburgo a conquistar cada vez mais visitantes e apaixonados por nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Nova Friburgo é uma das cidades beneficiadas pelo programaNova Friburgo é uma das cidades beneficiadas pelo programa | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

No programa, Nova Friburgo e Teresópolis compõem o roteiro intitulado “Rio de Janeiro Imperial”, ao lado de Petrópolis e da capital. No Sudeste, são mais de 30 municípios com cinco rotas: Vitória e Montanhas Capixabas (ES), Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG), Rio de Janeiro Imperial (RJ), Costa do Sol - Região dos Lagos (RJ), São Paulo e Litoral Norte (SP).

O Investe Turismo quer levar os gestores públicos a dialogarem com lideranças empresariais para construir uma agenda integrada. Entre as medidas práticas propostas estão parcerias para melhorar e ampliar a cobertura de internet em destinos estratégicos, a elaboração de cartilha para investidores com o passo a passo para implantar empreendimentos turísticos, além de seminários em cada uma das rotas turísticas estratégicas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.