MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo abriu 238 novas vagas de emprego no setor metalmecânico

Plataforma Retratos Regionais da Firjan mostra aumento dos postos de trabalho em agosto

Por Redação Multiplix
07/10/20 - 10:54
Nova Friburgo abriu 238 novas vagas de emprego no setor metalmecânico Indústria do setor de produtos de metal teve crescimento na abertura de vagas | Foto: Reprodução/Vinicius Magalhães (Firjan)

O mês de agosto teve saldo positivo na criação de empregos no setor de produtos de metal em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. De acordo com a plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Firjan, foram 238 novas vagas abertas nesse período.

Entre os meses de julho e agosto, por exemplo, foram 349 postos de trabalho. Esse número, segundo a assessoria de comunicação da Firjan, é o dobro das vagas que foram fechadas no setor entre março e junho (-137), já que esses meses foram os mais afetados por conta da pandemia do novo coronavírus.

Esses dados estão na plataforma Retratos Regionais da Firjan, que traz mensalmente o recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense.

Ainda segundo a plataforma, o setor vem desempenhando um papel fundamental na retomada da economia do estado do Rio. De acordo com o Indicador de Retomada de Emprego, outros dados mostram que desde julho, 92,4% das 1.148 vagas perdidas entre março e junho já foram recuperadas em todo o estado.

O setor de produtos de metal, em termos de vagas geradas, fica atrás apenas da Construção Civil que criou mais de 4 mil postos de trabalho em dois meses.

“O Indicador de Retomada de 254,7% mostra que a indústria de produtos de metal de Nova Friburgo já superou o número de vagas perdidas no pior momento da pandemia e cria novos empregos para atender a demanda. Isso sugere que o isolamento social fez com que pedidos fossem cancelados ou adiados, o que agora reflete no aumento de produção das empresas”, diz o especialista de Estudos Econômicos, Marcio Afonso.

Uma empresa que produz cadeados e maçanetas em Nova Friburgo, por exemplo, teve 32 vagas abertas nos últimos meses.

“Registramos um aumento de demanda além do esperado e, por isso, foi necessário contratar mais trabalhadores. A empresa está em regime de 24/7 e a previsão é de que os bons resultados se mantenham nos próximos meses”, explica o diretor José Luiz Abicalil.

Além disso, a plataforma também mostra que entre os doze municípios que compõe a região, além de Nova Friburgo, somente quatro tiveram saldo positivo na criação de vagas: Cordeiro, Carmo, Duas Barras e São Sebastião do Alto. O comércio teve saldo de +2 vagas e os setores de agropecuária (-7) e serviços (-54) registraram mais demissões do que contratações.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em relação ao painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.