MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

No dia do Meio Ambiente, conheça locais que oferecem visitação e contato com a natureza

Diversos parques reservam belezas naturais e guardam áreas preservadas da Mata Atlântica no Rio de Janeiro

Por Matheus Oliveira
12/06/18 - 17:33
No dia do Meio Ambiente, conheça locais que oferecem visitação e contato com a natureza No dia do Meio Ambiente. | Amanda Tinoco

O dia 5 de junho se tornou uma data importante do calendário com o intuito de chamar atenção para a importância da preservação dos recursos naturais e os problemas ambientais. Nesta data é comemorada em todo o mundo, o Dia do Meio Ambiente. No Brasil, os recursos são diversos e um dos biomas mais importantes é a Mata Atlântica, que corresponde a 13,04% do território nacional e passa pelos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Um dos estados que mais preservam a Mata Atlântica é o Rio de Janeiro com mais de 1 milhão de hectares de remanescentes florestais.

Desta forma, são vários os locais em que é possível estar em contato com a natureza e a diversidade ecológica oferecida pela Mata Atlântica. Abaixo, listamos quatro dessas áreas ambientais.

1 - Parque Estadual dos Três Picos – Criado em 2002 e com uma área de 65.113,04 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos corta os municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Tem como objetivo preservar a porção fluminense da Serra do Mar. O nome do parque se dá devido ao conjunto de montanhas que ficam no interior do parque: Pico Menor, Médio e Maior. As visitações acontecem de terça a domingo, das 9h às 16h30, no Bairro Boca do Mato. A entrada é gratuita.

2 - Parque do Cão Sentado – Localizado em uma área de 65 mil metros quadrados possui uma pequena porção de preservação da Mata Atlântica, sendo um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo. O monumento fica na estrada que liga a cidade a Bom Jardim (RJ 116) e tem essa formação rochosa que lembra a de um cão de guarda com 111 metros. A trilha conta com cavernas e grutas e oferece belas paisagens para os visitantes e custa R$ 12,00 para moradores de Nova Friburgo com comprovantes de residência e R$ 15,00 para turistas. O parque fica aberto de sexta a domingo de 9h às 17h, com as subidas se encerrando às 15h30.

3 - Reserva Biológica de Poço das Antas – A área de preservação fica nos municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Possui a maior população de mico leão-dourado do estado, com 560 animais da espécie. No local, também foram registradas 365 espécies de plantas. A entrada fica às margens da BR-101 e apenas a visitação pública educacional (para pesquisas e atividades de formação de instituições de ensino) é permitida. A visitação turística é proibida.

4 - Parque Estadual da Serra da Tiririca – Criada em 1991, abrange as áreas das cidades de Niterói e Maricá, tendo como objetivo manter e proteger a biodiversidade e os recursos genéticos do território. O Parque possui uma porção marinha e um conjunto de montanhas que nomeia o local. Além disso, existem três áreas adjacentes que possuem áreas naturais protegidas: Morro das Andorinhas, Núcleo Restinga e Duna de Itaipu.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.