MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Não votou no primeiro turno? Ainda há tempo para justificar

Segundo Justiça Eleitoral, eleitor tem até 60 dias para justificar voto

Por Matheus Oliveira
08/10/18 - 16:24
Não votou no primeiro turno? Ainda há tempo para justificar Eleitores têm até 60 dias para justificar voto | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Quem não votou no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral. É possível fazê-lo através da internet, entregando o documento pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviando o formulário diretamente ao juiz eleitoral da zona eleitoral através do correio.

O eleitor também deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito.

Através do "Sistema Justifica", nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais, é possível justificar online. No formulário da internet, o eleitor precisa informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar.

Quem não votou no primeiro turno e nem justificou não fica impedido de votar no segundo turno, dia 28 de outubro. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação.

Consequências

As consequências para quem não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral incluem o impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade, para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.

Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a não justificativa também pode impossibilitar que o eleitor participe de concorrência ou administrativa da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, além de ficar proibido de participar de concursos públicos ou tomar posse em cargo público.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.