MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Não sabe como começar o ano no azul? Consultor financeiro dá dicas para não ficar com dívidas

Contas como IPVA, mensalidade, material escolar e IPTU podem ser pagos à vista com desconto

Por Kessia Coutinho
03/01/22 - 10:44
Não sabe como começar o ano no azul? Consultor financeiro dá dicas para não ficar com dívidas Ter organização durante todo o ano é necessário para não se enrolar com as contas do início do ano | Foto: Banco de Imagem

Ano novo, contas novas! Mas nem tão novas assim. Os tradicionais impostos já começaram a pesar no bolso do brasileiro, como IPTU e IPVA, além dos materiais escolares e gastos extras que foram realizados durante as festas de fim de ano.

Segundo especialistas, este é o período ideal para estabelecer novas metas, planos e se organizar financeiramente.

Gabriel Alves, consultor financeiro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, explica que neste primeiro momento do ano é necessário lembrar dos gastos extras.

“No início do ano, a pessoa sabe que tem IPVA, escola, material escolar, IPTU, e, se tiver uma graninha sobrando, pode pagar muita coisa à vista e ganhar um desconto muito bom”, explica.

Gabriel lembra ainda que é necessário pensar sempre nos gastos sazonais e entender que eles fazem parte do orçamento anual. É importante não fazer dívidas considerando esses gastos. Assim, a pessoa pode aproveitar e colocar as sobras de dinheiro em outros projetos.

“O ideal é entrar no novo ano pensando em investimentos, em crescimento pessoal, profissional. Aí a amplitude de opções já se torna muito maior.”

É preciso ter atenção e organização durante todo o ano. Se a pessoa se enrolar em dívidas, as contas fixas iniciais serão prejudicadas.

“Para começar, um 'start' muito bom é quando você usa o décimo terceiro para auxiliar a entrada desse novo ano de forma mais planejada. Ao invés de considerar um dinheiro como um presente, é ideal considerá-lo como um dinheiro estratégico.”

O consultor financeiro explica ainda três maneiras diferentes que podem ajudar a organizar as finanças:

  • Quitar dívidas

“Se você precisa quitar dívidas, você precisa usar esse décimo terceiro salário ou uma bonificação de final de ano para já amortizar créditos, do mais caro para o mais barato. O crédito mais caro não necessariamente é o que tem a maior parcela, e sim o que tem um maior valor de custo efetivo total, como juros e taxas."

  • Contas sazonais

“Se não existe nenhuma dívida, é parar pra pensar já nos gastos sazonais. Justamente esses: IPVA, escola, material escolar, IPTU, enfim, todos esses gastos que vêm com o início do ano, e pagar à vista para receber descontos."

  • Investimentos

“Se todos os pagamentos estão em dia, essa pode ser a oportunidade de apostar em investimentos que valem a pena.”

  • Que tal os apps?

Para facilitar essa organização, o uso de aplicativos pode ser uma boa ideia. Com a vida corrida, criar planilhas no computador pode ser algo mais complicado.

“Muitos bancos já oferecem serviços de controle de finanças pessoais. Tem banco, por exemplo, com aplicativo que promove o controle das finanças pessoais. O Mobills (Android e iOS) e o Minhas Finanças (Android) são aplicativos que auxiliam na gestão. De uma forma ou de outra, os aplicativos dos próprios bancos têm feito também esse serviço com o advento do open banking”, finaliza.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.